SóProvas


ID
126808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Pedro é gerente de projetos da Empresa X que fornece embalagens personalizadas para presentes. A Empresa X pretende vender seus produtos por novos meios de venda, e Pedro foi encarregado de gerenciar esse novo projeto. O produto será vendido através de lojas de presentes. Pedro está neste momento desenvolvendo o cronograma do projeto para esse empreendimento e já definiu o caminho crítico. Nestas condições, pode-se afirmar que Pedro calculou as

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que ele tenha definido o caminho crítico, é certo que ele seguiu o  método do caminho crítico, o qual calcula as datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem se considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do
    cronograma.
  • Método do caminho crítico: Utiliza-se a técnica de análise de rede para:

     - Determinar a flexibilidade na elaboração de cronogramas nos diversos caminhos lógicos na rede de atividades do projeto.

     - Determina a duração mínima total do projeto.

    A flexibilidade é medida pela diferença entre as datas mais tarde e mais cedo chamada de folga total. O caminho crítico tem uma folga total nula e as atividades que estão neste caminho são chamdas atividades críticas.
  • As dependências das atividades não ifluenciam no caminho critico? Como é isso?
  • Adelmonstro, as dependências influenciam sim o cálculo do caminho crítico.
    O erro da acertiva a) está em afirmar que foram feitas as estimativas de duração pessimista e otimista.

    O que é feito no calculo do caminho crítico é:
    Dada as  depêndencias  e durações das atividades (o modelo de redes),  calcular as  datas  de início e de térm ino mais cedo e mais tarde e a folga de todas as atividades.

    Esta é exatamente a resposta da letra c

    Espero ter ajudado
  • Gabarito letra C

    a) dependências das atividades e as estimativas de duração pessimista e otimista. ERRADO. As estimativas de duração pessimista e otimista fazem parte da técnica PERT.

    b) durações pessimista, otimista e mais provável e a folga de todas as atividades. ERRADO. As estimativas de duração pessimista e otimista fazem parte da técnica PERT.

    c) datas de início e de término mais cedo e mais tarde e a folga de todas as atividades. CERTO.

    d) datas de início e de término mais cedo e mais tarde e o valor esperado da duração. ERRADO. A análise PERT calcula a duração Esperada da atividade (tE) usando uma média ponderada das três estimativas.

    e) datas de início e de término mais prováveis, a folga e as estimativas de média ponderada. ERRADO. Não é utilizado médio ponderada no caminho crítico, e sim na análise PERT.


    Método do caminho crítico (CPM) / Critical Path Method (CPM) [Técnica]. Uma técnica de análise de rede do cronograma usada para determinar a flexibilidade na elaboração de cronogramas (a quantidade de folga) nos diversos caminhos lógicos de rede do cronograma do projeto e para determinar a duração mínima total do projeto. As datas de início e de término mais cedo são calculadas através de um caminho de ida, usando uma data de início especificada. As datas de início e de término mais tarde são calculadas através de um caminho de volta, começando de uma data de término especificada, que ocasionalmente é a data de término mais cedo do projeto determinada durante o cálculo do caminho de ida. Veja também caminho crítico. 


    Técnica de Revisão e Avaliação de Programa (PERT) / Program Evaluation and Review Technique (PERT). Uma técnica de estimativa que aplica uma média ponderada de estimativas otimista, pessimista e mais provável quando existe incerteza em relação às estimativas da atividade distinta.


    FONTE: PMBOK