SóProvas


ID
1283464
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No tribunal, durante o levantamento de requisitos, Carla deparou-se com as seguintes situações:

I. Os funcionários possuem matrículas, mas seus dependentes são numerados de 1 a n. Assim, por exemplo, o funcionário André com dois dependentes tem a esposa como dependente 01 e o filho como dependente 02. Marta possui um único filho dependente com o número 01.
II. Os funcionários possuem cargos que necessitam ficar registrados historicamente, isto é, sempre que um funcionário mudar de cargo o sistema deverá manter o registro do cargo anterior e alguns demais atributos inerentes.

Assim, em um modelo relacional normalizado, Carla sabe que para resolver o problema I ela deverá prever a manutenção da unicidade das chaves da entidade Dependente e que para resolver o problema II ela deverá prever o registro histórico dos cargos, identificando a data em que o funcionário passou a exercer o cargo.
Entre outras, Carla resolveu corretamente da seguinte forma: no caso I ela criou a entidade

Alternativas
Comentários
  • Não seria a D? Considerando q o funcionário pode mudar de cargo mais de uma vez, o mesmo funcionário pode ter mais de um registro na tabela de Histórico e neste caso a chave primária desta tabela teria q ser (Func + Cargo + Data). 

  • Não pode ser a D, pois um registro de histórico pertence apenas a uma dupla Func + cargo. Conclusão: letra A

  • Na verdade não. Como a ideia é MANTER o histórico, um registro dessa tabela deverá contar apenas 1 cargo e apenas 1 funcionário e não se alterar jamais. Se houver mudança de cargo, cria-se um novo registro nela.

  • Gabarito errado, nao pode ser D. A resposta é A

  • LETRA A

    Existe um Relacionamento N:M entre Funcionário e Cargo, esse relacionamento é normalizado na tabela Histórico de cargo, que passa a ter um relacionamento n:1 com as tabelas anteriores.

  • Imagine a Tabela Funcionário com matricula (PK) e a Tabela Cargo com código_cargo (PK).

    Cada vez que o funcionário mudar de cargo será inserido no Histórico_Cargo sua matrícula e o código do cargo que ele deixou. Assim, a matrícula poderá se repetir associada a diversos cargos pelos quais o funcionário passou. Os cargos também se repetirão para matrículas diferentes. Dessa forma, o relacionamento é mesmo de “n” no histórico para “1” nas tabelas Funcionários e Cargo, conforme a letra "A.

    Como exemplo um possível conteúdo do Histórico_Cargo seria:

    Matrícula Código_cargo

    34002    31

    34002    32

    34002    35

    34003    31

    34003    32