SóProvas


ID
1284373
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A instalação física de cabeamento estruturado para rede de computadores é regulada por normas certificadas para garantir o desempenho esperado. A Norma ANSI/TIA/EIA- 568-B estabelece, dentre outros aspectos, os raios de curvatura para os cabos padronizados. De acordo com essa Norma, o raio de curvatura mínimo para a instalação do cabo de fibra óptica multímodo de 2 fibras, utilizado no subsistema de cabeamento horizontal, sem carga mecânica, é de

Alternativas
Comentários
  • Requisitos para raio de curvatura de fibra óptica:

    1. Cabos de 2 e 4 fibras projetados para cabeamentos horizontais ou centralizados devem suportar um raio de curvatura de 25 mm (1''), quando sem carga.

    2. Cabos de 2 e 4 fibras projetados para serem puxados através de caminhos horizontais durante a instalação devem suportar um raio de curvatura de 50 mm (2"), (com carga) sob uma carga de tração de 222 N (50 lbf).

    3. Todos os outros cabos de plantas internas devem suportar um raio de curvatura de 10 vezes o diâmetro externo do cabo, quando não estiverem sob carga de tensão, e 15 vezes o diâmetro externo do cabo quando sujeitos à carga de tensão até o limite da capacidade do cabo.

    4. Cabos de plantas externas devem suportar um raio de curvatura de 10 vezes o diâmetro externo do cabo, quando não estiver sob carga de tensão, e 20 vezes o diâmetro externo do cabo quando sujeito a uma carga de tensão até o limite da capacidade do cabo.

    5. O raio da curvatura para um cabo de backbone de fibra óptica dentro do edifício não deve ser menor que o recomendado pelo fabricante

    6. O raio da curvatura para um cabo de backbone de fibra óptica entre edifícios não deve ser menor que o recomendado pelo fabricante.


  • Resposta letra D.

    25mm = para lembrar: uma polegada!!!

    ANSI/TIA/EIA 568-B

    A norma TIA/EIA-568-B.3 especifica os requerimentos mínimos para os componentes de fibra óptica utilizados nos sistemas de cabeamento estruturado como: cabos, conectores, hardware de conexão, patch cords e equipamentos de teste e medição em campo. Nesta norma são reconhecidos os cabos ópticos multimodo (50/125um e 62,5/125um) e cabos monomodo.

    Por exemplo, esta norma inclui os requisitos de transmissão de cabos e componentes de fibras ópticas como:

    Performance de conectores: A perda de inserção máxima para todos os tipos de conectores ópticos (multimodo e monomodo) é 0,75dB. A perda de retorno máxima é 20dB para cabos multimodo e 26dB para cabos monomodo;

    Raio de curvatura mínimo e força de tensionamento: Os cabos de 2 e 4 fibras utilizados para cabeamento horizontal devem suportar raio de curvatura de 25mm (1") sob nenhuma condição de carga. Esses cabos, para serem lançados através do caminho horizontal durante a instalação, devem suportar raio de curvatura de 50mm (2") sob tração de 222 N (50lbf). Cabos para instalação externa devem suportar raio de curvatura de 10 vezes o diâmetro do cabo sob nenhuma condição de carga e 20 vezes o diâmetro externo quando se trata de tensão de carga no cabo até o limite avaliado. Estes cabos devem atender um mínimo de 2670 N de força de tensão;

     

    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_ansi_tia_eia_568b.php