SóProvas


ID
1286680
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao processo de substituição de importações (PSI), ocorrido no período de 1930 a 1960, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(    ) Uma das características do PSI foi o crescimento do setor industrial voltado para o mercado interno, dependente de medidas protecionistas.
(    ) Como reflexo do estrangulamento externo, investimentos foram feitos na indústria nacional para atender à demanda que antes era atendida por meio das importações.
(    ) O PSI gerou uma industrialização por etapas, cuja pauta de exportações determinaria a sequência dos setores que seriam alvo de investimentos.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • (  V  ) Uma das características do PSI foi o crescimento do setor industrial voltado para o mercado interno, dependente de medidas protecionistas. 

    VERDADEIRO. A primeira característica dessa industrialização substituidora de importações é a de ser uma "industrialização fechada" - fechada em função de dois elementos: ser voltada para dentro (visando ao atendimento do mercado interno, não ser uma industrialização que produz para exportar) e depender de boa parte de medidas que protegem a indústria nacional dos concorrentes externos.

    ======================

    (  V  ) Como reflexo do estrangulamento externo, investimentos foram feitos na indústria nacional para atender à demanda que antes era atendida por meio das importações.

    ======================

    ( F  ) O PSI gerou uma industrialização por etapas, cuja pauta de exportações determinaria a sequência dos setores que seriam alvo de investimentos. 

    FALSO. A pauta de IMPORTAÇÕES é que determinaria a sequência dos setores que seriam alvos de investimentos. Ou seja, conforme o investimento e a produção avançavam em determinado setor, geravam-se pontos de estrangulamento em outros. A demanda pelos bens desses outros setores era atendida por meio de importações. Com o correr do tempo, tais bens passam a ser objeto de novas ondas de investimento no Brasil, substituindo as importações que até então se faziam. E dentro dessa lógica, caracteriza-se a "industrialização por etapas".

    ======================

    Fonte utilizada: Gremaud, A. Patrick. São Paulo: Atlas, 2009. Cap. 14: Processo de substituição de importações, p. 347.

  • No PSI buscou-se industrializar o Brasil para o país depender menos das importações de produtos de maior valor agregado, passando a produzi-los aqui mesmo.
    I- Correto. 
    Para desenvolver o setor industrial o governo precisou fazer medidas protecionistas como taxa de câmbio diferenciada (mais caro importar), taxar e até mesmo impor limite máximo para importações dos produtos que o queríamos que o Brasil desenvolvesse. Sem essas medidas não teríamos demanda interna para comprar estes produtos.
    II- Correto.
    Buscou-se desenvolver a indústria justamente porque porque havia um estrangulamento externo, uma vez que gastávamos muito comprando bens de alto valor agregado (para atender a demanda interna) e vendíamos apenas produtos primários.
    III- Errado.
    A industrialização foi por etapas, mas o alvo dos investimentos foi a pauta de importações, como o próprio nome (PSI) sugere. 


    Gabarito letra (b)
  • Gabarito Letra B

    I – Correto. Como vimos, a industrialização por substituição de importações (inicialmente o objetivo era produzir internamente produtos industriais antes importados), tinha como ideia superar as restrições externas por meio da produção doméstica de bens anteriormente importados. Teorizava-se que o Estado deveria lançar mão de um protecionismo na indústria nacional, adotando:
    - Elevação das tarifas aduaneiras;
    - Desvalorização real do câmbio;
    - Controle de câmbio e de importação.

    II- Correto. A ideia central era superar as restrições externas por meio da produção doméstica de bens anteriormente importados. Os investimentos na indústria nacional seguiram esta lógica.

    III- Incorreto. A primeira parte da assertiva está correta. O PSI caracterizou-se pela industrialização por etapas. Isto é, o objetivo da industrialização por substituição de importações era sempre o de acabar com os pontos de estrangulamento que existissem; produzindo os bens que estavam sendo importados e que geravam este estrangulamento. Assim, a pauta de importações ditaria a sequência dos setores objeto dos investimentos industriais. É incorreto, portanto, afirmar que a pauta de exportações determinaria a sequência dos setores que seriam alvo de investimentos.

    Fonte: Prof Heber Carvalho e Daniel Saloni
    bons estudos

  • RESOLUÇÃO:

    (V) Perfeito! O PSI configura-se na ideia e no processo de passar a produzir internamente aquilo que era importado.

    Para consumo interno mesmo, antes de tudo. E há dependência de medidas protecionistas sobretudo nos estágios

    iniciais de desenvolvimento de determinada indústria, quando ainda está muito difícil competir com produtos

    estrangeiros.

    (V) Verdadeiro. O PSI também é algo que se impõe. Ou seja, você precisa investir na indústria local já que não

    possui divisas para importar tudo que precisaria.

    (F) Pegadinha! O PSI gerou uma industrialização por etapas, cuja pauta de IMPORTAÇÕES determinaria a

    sequência dos setores que seriam alvo de investimentos.

    Resposta: B