first in, first out - Algoritmo não preemptivo que seleciona os processos prontos de uma fila organizados por ordem de chegada desses processos. O primeiro que chegar, será o primeiro a ser escolhido para ser processado. Uma vez que o processo assuma a CPU, ele só a deixará quando finalizar o seu processamento ou fizer uma chamada de sistema bloqueante.
shortest job first - Algoritmo não preemptivo que seleciona os processos com base no tempo necessário para executar toda a tarefa. Os processos com menor tempo são escolhidos primeiro. Uma vez que o processo tenha assumido a CPU, ele só a deixará quando finalizar a sua tarefa ou fizer uma chamada de sistema bloqueante.
Round Robin - Algoritmo de escalonamento preemptivo que divide o uso do processador em parcelas de tempo iguais, chamada quantum. Todos os processos prontos executarão na CPU durante o seu período de quantum. Se o processo não finalizar suas tarefas nesse período, o SO interromperá o processo e selecionará outro para execução. Isto se repete até que todos os processos façam uso do processador. Depois que todos os processos tenham passado pela CPU, o primeiro processo volta a ser escolhido pelo algoritmo com o mesmo período de quantum. O algoritmo é considerado preemptivo porque, ao contrário do first in, first out e do short job first, o processo pode ser interrompido pelo SO independente de sua vontade de liberar o processador.