SóProvas


ID
129982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os
itens que se seguem.

O modelo orientado a reúso parte de um software existente para que se crie outro, no todo ou apenas em parte de seus componentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo
    Os
    modelos econômicos de reuso podem ajudar na tomada de decisões relacionadas ao
    investimento em reuso. Estas decisões envolvem questões sobre se deve, ou não, investir em reuso, se se deve investir em um tipo de reuso ou outro, e se se deve desconsiderar reuso e investir em outra coisa. Estes modelos objetivam capturar custo e benefícios de reuso numa simples formulação matemática. Seu principal uso é apresentar os benefícios líquidos estimados de um potencial investimento em reuso. Entretanto, pelo fato de que as poupanças de reuso podem ser difíceis de determinar mesmo depois que o reuso tenha sido adotado, um outro uso de modelos econômicos é estimar os benefícios líquidos devido ao reuso depois do evento, ou seja, depois de sua adoção.
     

    Graça e Paz

  • Discordo do gabarito. Questão mal formulada.

    Nem todo software novo será criado a partir de um existente no modelo a reuso. O software pode ser inteiramente novo, desde que criado pensando em se reutilizar as suas partes no futuro.
  • Modelo orientado à Reuso: 
    O conceito de reutilização de software se baseia na programação modular onde podemos fazer uso de procedimentos, funções e classes pré-existentes criados por outros que servirão para que outros literalmente montem suas aplicações finais. 
    Muitas bibliotecas são oferecidas juntamente com as ferramentas de desenvolvimento para reduzir o tempo e a complexidade de projetos de software.
  • As questões do CESPE são sempre sujeitas a interpretação. Eu considero esta questão errada. O modelo orientado a reuso parte de um componente de software existente, não de um software existente.
  • Pessoal, procurem colocar as fontes sempre que possível.
    Abraço!
  • Complicado!! Então para CESPE não é possível desenvolver um software do zero, utilizando o modelo orientado a reuso?  Lamentável 

  • Quando a questão menciona que o modelo parte de um software existente, significa dizer, no meu entendimento, que aquele componente que será usado, foi utilizado por um sistema já em produção. Logo, partimos de um software existente. Isto é provado na página 307 do livro do Sommerville (9ª Edição):

    Reúso de produtos COTS: Um produto de prateleira (COTS, do inglês, commercial-off-the-shelf) é um sistema de software que pode ser adaptado às necessidades de diferentes clientes sem alterar o código-fonte do sistema.

    São complicadas questões do CESPE. Precisamos não generalizar demais, caso contrário a probabilidade de erro é grande.

  • Questão certa e não vejo erro nenhum nela, quem já leu o Capitulo 3 Processos de Software do livro do Sommervile 6º Edição logo no inicio ele é bem claro "Processo de software pode envolver o desenvolvimento de software desde o início, embora, cada vez mais, ocorra o caso de um software NOVO ser desenvolvido mediante a EXPANSÃO e a modificação de sistemas JÁ EXISTENTES"

    Questão CERTA !