Gabarito: Certo
Os modelos econômicos de reuso podem ajudar na tomada de decisões relacionadas ao investimento em reuso. Estas decisões envolvem questões sobre se deve, ou não, investir em reuso, se se deve investir em um tipo de reuso ou outro, e se se deve desconsiderar reuso e investir em outra coisa. Estes modelos objetivam capturar custo e benefícios de reuso numa simples formulação matemática. Seu principal uso é apresentar os benefícios líquidos estimados de um potencial investimento em reuso. Entretanto, pelo fato de que as poupanças de reuso podem ser difíceis de determinar mesmo depois que o reuso tenha sido adotado, um outro uso de modelos econômicos é estimar os benefícios líquidos devido ao reuso depois do evento, ou seja, depois de sua adoção.
Graça e Paz
Quando a questão menciona que o modelo parte de um software existente, significa dizer, no meu entendimento, que aquele componente que será usado, foi utilizado por um sistema já em produção. Logo, partimos de um software existente. Isto é provado na página 307 do livro do Sommerville (9ª Edição):
Reúso de produtos COTS: Um produto de prateleira (COTS, do inglês, commercial-off-the-shelf) é um sistema de software que pode ser adaptado às necessidades de diferentes clientes sem alterar o código-fonte do sistema.
São complicadas questões do CESPE. Precisamos não generalizar demais, caso contrário a probabilidade de erro é grande.