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A intenção da indústria cultural não é promover um conhecimento, porque conhecer levanta questionamentos, rompe paradigmas e necessita de novas respostas. Esse sistema incorpora nos participantes uma nova necessidade: a “necessidade do consumo”, geradora de mercadorias próprias para a venda e vinda do capitalismo e desta forma é possível representar e incentivar o produto ao invés do conhecimento. O conhecimento, por sua vez, se torna produto da elite e é sobre esses aspectos que Adorno e Horkheimer questionam quando tratam de indústria cultural. Sobre a forma pela qual as artes e o conhecimento humano são tratadas e se tornaram de fácil manipulação.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_cultural
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Para Adorno e Horkheimer, a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura acaba fazendo a arte erudita e a popular esmorecerem. E isso aconteceria porque o valor crítico dessas duas formas de arte é neutralizado, pois não permite a participação intelectual dos seus espectadores.
Fonte: Professora Paolla Marletti - Estratégia Concursos
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"A indústria cultural fornece por toda a parte bens padronizados para satisfazer às numerosas demandas, identificadas como distinções às quais os padrões da produção devem responder. Por intermédio de um modo industrial de produção, obtém-se uma cultura de massa feita de uma série de objetos que trazem de maneira bem manifesta a marca da indústria cultural: serialização-padronização-divisão do trabalho". (História das Teorias da Comunicação Mattelart).
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Gabarito: E
"Na era da indústria cultural, o indivíduo não decide mais autonomamente: o conflito entre impulsos e consciência é resolvido com a adesão acrítica aos valores impostos." (WOLF, p. 77)
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
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Gab: Errado
A indústria cultural se desenvolveu com vistas a aprimorar e melhor aproveitar as capacidades intelectuais do cidadão da sociedade industrial, provendo-lhe entretenimento e informação apropriados à velocidade da vida moderna.
A parte em vermelho, leia-se: manipulação, influência social capitalista.
O fenômeno da indústria cultural surgiu da teoria critica, na Alemanha em 1924.
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Parei no "melhor aproveitar as capacidades intelectuais..."
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Indústria cultural
Ideia de que a criação de produtos culturais segue a estrutura de produção capitalista, ou seja, tem como objetivo a geração de lucros para grandes grupos empresariais e a manutenção de determinados ideais e estruturas sociais.