SóProvas


ID
1307473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural.
A indústria cultural se desenvolveu com vistas a aprimorar e melhor aproveitar as capacidades intelectuais do cidadão da sociedade industrial, provendo-lhe entretenimento e informação apropriados à velocidade da vida moderna.

Alternativas
Comentários
  • A intenção da indústria cultural não é promover um conhecimento, porque conhecer levanta questionamentos, rompe paradigmas e necessita de novas respostas. Esse sistema incorpora nos participantes uma nova necessidade: a “necessidade do consumo”, geradora de mercadorias próprias para a venda e vinda do capitalismo e desta forma é possível representar e incentivar o produto ao invés do conhecimento. O conhecimento, por sua vez, se torna produto da elite e é sobre esses aspectos que Adorno e Horkheimer questionam quando tratam de indústria cultural. Sobre a forma pela qual as artes e o conhecimento humano são tratadas e se tornaram de fácil manipulação.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_cultural
  • Para Adorno e Horkheimer, a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura acaba fazendo a arte erudita e a popular esmorecerem. E isso aconteceria porque o valor crítico dessas duas formas de arte é neutralizado, pois não permite a participação intelectual dos seus espectadores.

    Fonte: Professora Paolla Marletti - Estratégia Concursos

  • "A indústria cultural fornece por toda a parte bens padronizados para satisfazer às numerosas demandas, identificadas como distinções às quais os padrões da produção devem responder. Por intermédio de um modo industrial de produção, obtém-se uma cultura de massa feita de uma série de objetos que trazem de maneira bem manifesta a marca da indústria cultural: serialização-padronização-divisão do trabalho". (História das Teorias da Comunicação Mattelart).

  • Gabarito: E

    "Na era da indústria cultural, o indivíduo não decide mais autonomamente: o conflito entre impulsos e consciência é resolvido com a adesão acrítica aos valores impostos." (WOLF, p. 77)

    WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

  • Gab: Errado

    A indústria cultural se desenvolveu com vistas a aprimorar e melhor aproveitar as capacidades intelectuais do cidadão da sociedade industrial, provendo-lhe entretenimento e informação apropriados à velocidade da vida moderna.

     

    A parte em vermelho, leia-se: manipulação, influência social capitalista.

    O fenômeno da indústria cultural surgiu da teoria critica, na Alemanha em 1924.

  • Parei no "melhor aproveitar as capacidades intelectuais..."

  • Indústria cultural

    Ideia de que a criação de produtos culturais segue a estrutura de produção capitalista, ou seja, tem como objetivo a geração de lucros para grandes grupos empresariais e a manutenção de determinados ideais e estruturas sociais.