SóProvas


ID
1308076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos agregados monetários, bem como dos instrumentos e efeitos econômicos das políticas monetária e fiscal, julgue o  item  subsequente.

A elevação da taxa de recolhimento compulsório, que mede a relação entre os encaixes legais e os depósitos à vista de bancos comerciais, reduz o volume de meios de pagamento em circulação na economia, movimento que é representado pelo deslocamento da curva LM para a esquerda.

Alternativas
Comentários
  • O compulsório é o percentual que o BACEN exige que os bancos comerciais deixem em garantia, para que se evite futuras crises de liquidez. No Brasil é comum o compulsório ser inferior à taxa efetivamente aplicada pelos bancos, o que diz respeito ao histórico inflacionário do país. Em tese, um aumento do compulsório reduz a capacidade de multiplicação de moeda pelos bancos comerciais. Isso desloca a curva LM, que é ascendente, para a esquerda/cima.

  • Certíssimo!

    Quando elevamos a taxa de recolhimento compulsório, praticamos política monetária restritiva (há redução do volume de meios de pagamento em circulação) e, assim, a curva LM se desloca para a esquerda.

    Resposta: C

  • Gab. C

    Essa questão do CESPE ajuda a responder várias da curva LM, então é uma boa salvá-la. 

    Bom, quando a inflação está em ascensão, uma medida adotada pelo Banco Central é de enxugar o estoque monetário da Economia. Para isso, o Banco Central obriga os bancos comerciais a reter uma parcela dos depósitos como depósitos obrigatórios (instrumento de política monetária), que não poderão ser utilizados pelos bancos para empréstimos ou outras aplicações. 

    O efeito imediato é a diminuição dos meios de pagamento, dado que os bancos emprestarão menos ao público e, consequentemente, controla a tendência inflacionária.

    Ainda, tal política monetária contracionista desloca a curva LM para cima e para esquerda, aumentando a taxa de juros e diminuindo a renda.