SóProvas


ID
1317397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A seleção e o controle tecnológico apropriados de materiais de construção e a execução cuidadosa da obra contribuem para o bom desempenho da construção ao longo da sua vida útil. Acerca das especificações de materiais e serviços, julgue os itens de 66 a 72.

Resistência característica do concreto é a resistência média que um lote de corpos de prova deve atingir aos 28 dias.

Alternativas
Comentários
  • Não é a resistência média do lote, e sim o valor de resistência à compressão que apresenta uma probabilidade de 5% de não ser alcançado.

  • probabilidade de 5% de não ser alcançado

  • O  cálculo  de  uma estrutura de concreto é feito com base no projeto arquitetônico da obra e no valor de algumas variáveis, como por exemplo, a resistência do concreto que será utilizado na estrutura. Portanto, a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal).

     

    No controle tecnológico do concreto (conforme normas da ABNT), através dos resultados dos ensaios de resistência à compressão. Neste ensaio, a amostra do concreto é "capeada" e colocada em uma prensa. Nela, recebe uma carga gradual até atingir sua resistência máxima (kgs). Este valor é dividido pela área do topo da amostra (cm²). Teremos então a resistência em kgf/cm². Dividindo-se este valor por 10,1972 se obtém a resistência em MPa. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), descreve com exatidão os ensaios de Resistência à Compressão e de Slump Test, através de suas normas.

     

     

  • Colaborando aos comentários dos colegas, a NBR 6118/2014 diz que :

    12.2 Valores característicos

    Os valores característicos fk das resistências são os que, em um lote de material, têm uma determinada probabilidade de serem ultrapassados, no sentido desfavorável para a segurança. Usualmente é de interesse a resistência característica inferior fk,inf, cujo valor é menor que a resistência média fm, embora por vezes haja interesse na resistência característica superior fk,sup, cujo valor é maior que fm. Para os efeitos desta Norma, a resistência característica inferior é admitida como sendo o valor que tem apenas 5 % de probabilidade de não ser atingido pelos elementos de um dado lote de material.

  • resistência média é o fcm !!!

    o Fck além de considerar a média também considera o desvio da série de valores!