SóProvas


ID
1341358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

A poluição do ar tende a ser mais pronunciada nos centros urbanos que no meio rural devido, entre outros fatores, à industrialização e à grande quantidade de veículos em circulação.

Alternativas
Comentários
  • Poluição em centros urbarnos e mais densa e intensa do que em zonas rurais.

    Correto

  • Atenção ao enunciado:

    "referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado"

  • Nas zonas urbanas, a atividade de automóveis, indústrias e residências, que emitem gases e resíduos poluentes, são os grandes responsáveis pela péssima qualidade do ar que respiramos.

    Ou seja, a poluição do ar tende a ser mais pronunciada nos centros urbanos que no meio rural devido, entre outros fatores, à industrialização e à grande quantidade de veículos em circulação.

    Resposta: Certo

  • CERTA

    Também pode-se observar o fenômeno das Ilhas de calor no ambiente urbano.

  • essa foi dada
  • Correto! de fato a poluição do ar é mais acentuada nos grandes centros urbanos, sobretudo por causa das grandes frotas de veículos extremamente poluentes como também a presença de industrias.

  • Não cai uma dessa mais nunca