SóProvas


ID
1347700
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O fluxo de caixa de uma entidade deve ser dividido em Atividade Operacional, Atividade de Financiamento e Atividade de Investimento. As operações, a seguir, fazem parte do fluxo de caixa. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta de cada uma, respectivamente.

- Venda de Ativo Imobilizado.
- Pagamento de dividendos.
- Pagamento de impostos.

Alternativas
Comentários
  • acredito que o gabarito esta errado. a certa deveria ser (D) o pagamento de dividendos não é operacional, o recebimento sim. e pagamentos de impostos é operacional.

  • acredito que o gabarito esta errado. a certa deveria ser (D) o pagamento de dividendos não é operacional, o recebimento sim. e pagamentos de impostos é operacional.

  • O GABARITO CORRETO É LETRA E MESMO.

    CORRETÍSSIMO imobilizado é investimento, dividendos é operacional por que vai pagar a prazo por exemplo e impostos e consiredou a longo prazo se enquadrando nas atividades de financiamento.

    mais ou menos isso. Respondi assim pq estou no meu smartphone.

    bons estudos e de olho.

  • Leonardo também fui na D, seguindo o seu raciocinio 

  • agora sim estou em dúvida PAGAMENTO DE IMPOSTOS é o que? operacional ou financiamento?

  • A minha dúvida foi exatamente no pagamento de impostos. De acordo com o CPC 03,o item 36 diz:

    "Embora a despesa com impostos possa ser prontamente identificável com as atividades de investimento ou de financiamento, torna-se, às vezes, impraticável identificar os respectivos fluxos de caixa dos impostos, que podem, também, ocorrer em período diferente dos fluxos de caixa da transação subjacente. Portanto, os impostos pagos são comumente classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais. Todavia, quando for praticável identificar o fluxo de caixa dos impostos com uma determinada transação, da qual resultem fluxos de caixa que sejam classificados como atividades de investimento ou de financiamento, o fluxo de caixa dos impostos deve ser classificado como atividade de investimento ou de financiamento, conforme seja apropriado. Quando os fluxos de caixa dos impostos forem alocados em mais de uma classe de atividade, o montante total dos impostos pagos no período também deve ser divulgado".  

  • O gabarito está incorreto. O certo seria a letra D.

    De acordo com o site > http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npc20.htm

    19. Deve-se classificar como utilizado na atividade operacional o numerário pago a:

    . Fornecedores por compra de material produtivo;

    . Empregados;

    . Processos, reembolsos a clientes etc.;

    . Governos por impostos e contribuições


    23. Deve-se classificar na atividade de financiamentos o numerário pago a:

    -Acionistas ou cotistas por lucros, dividendos, juros sobre o capital próprio ou reembolso de capital;

    -Credores de obrigações por financiamentos.



  • Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa. De fato, como o comando da questão afirma, o fluxo de caixa das empresas pode ser dividido em três fluxos de atividades, conforme a didática redação do CPC 03 (R2): 


    Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento. 
    Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa. 
    Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
    Quero ressaltar que o primeiro item é tranquilo, mas os seguintes são polêmicos. Vamos então, com base no mesmo CPC, classificar as operações solicitadas na questão:

    - Venda de Ativo Imobilizado - Os fluxos de caixa relativos a tais transações são fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Perceba que não venda de imobilizado é algo esporádico, e não operacional.

    - Pagamento de dividendos - gostaria de recorrer novamente ao texto do CPC 03 (R2), para que não fique nenhuma sombra de dúvida sobre o assunto. Vejamos:

    34A. Este Pronunciamento encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato. 
    O item 34 diz que tais fluxos podem ser classificados como de financiamento, mas que "alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais". E aí... o CPC "encoraja fortemente" que seja assim, mas da mesma forma autoriza que seja "assado". Entendo que a banca deveria ter seguido a linha do pronunciamento. Assim como este, o próximo também é uma "faca de dois gumes".


    - Pagamento de impostos - vamos ao disposto no CPC 03 (R2), novamente:

    36. ... Embora a despesa com impostos possa ser prontamente identificável com as atividades de investimento ou de financiamento, torna-se, às vezes, impraticável identificar os respectivos fluxos de caixa dos impostos, que podem, também, ocorrer em período diferente dos fluxos de caixa da transação subjacente. Portanto, os impostos pagos são comumente classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais. Todavia, quando for praticável identificar o fluxo de caixa dos impostos com uma determinada transação, da qual resultem fluxos de caixa que sejam classificados como atividades de investimento ou de financiamento, o fluxo de caixa dos impostos deve ser classificado como atividade de investimento ou de financiamento, conforme seja apropriado.  
    O pior de tudo é que a banca oferece um gabarito alternativo, cabível para ambas as linhas de raciocínio. Entendo francamente que a questão deveria ter sido anulada, por aceitar duas respostas possíveis.

    Gabarito Oficial: E.
  • Gabarito correto é letra D por 2 motivos:


    1 - pagamento de dividendos é fluxo negativo de financiamento. Quando a empresa capta recurso com os sócios ela está procurando FINANCIAR-SE (fluxo positivo). O que o sócio espera em troca desse financiamento? Receber dividendos (fluxo negativo).


    2 - Como diz o CPC (observar comentário da Tatah): "Todavia, QUANDO FOR PRATICÁVEL IDENTIFICAR o fluxo de caixa dos impostos com uma determinada transação (...) o fluxo de caixa dos impostos deve ser classificado como atividade de investimento ou de financiamento, conforme seja apropriado.


    Pois bem, pela questão, não é possível fazer essa identificação. Dessa forma é fluxo operacional.


    Não sei se houve mudança do gabarito, mas acho bem provável que não tenha ocorrido a mudança porque as bancas costumam ser bastante arbitrárias.

  • GABARITO CORRETO LETRA (D)

    Bons estudos.