SóProvas


ID
1366429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de microeconomia e das curvas de procura.

A partir da união dos pontos de custo marginal obtidos entre os diversos níveis de produção observados, atinge-se a curva de custo marginal de longo prazo (CMgLP), que, por sua vez, atingirá seu valor máximo quando a curva de custo médio de longo prazo (CMeLP) também atingir seu maior valor.

Alternativas
Comentários
  • A unica relação entre a CMgLP e CMeLP é que a intersecção das duas representa o ótimo da firma, pois temos aquí o CMeLP  mínimo.

    Os mínimos onde  CMeLP = CMeCP, correspodem ao ótimo da firma. A curva de CMgCP corta a CMeCP no seu mínimo, ou seja, na escala ótima, o CMgLP= CMgCP, pois suas curvas também se interceptarão no mesmo ponto (onde os 4 custos se interceptam e são iguais)

  • Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: ERRADO

  • Viagem total!

    A curva de custo médio de longo prazo terá seu valor mínimo quando for igual a curva de custo marginal de longo prazo:

    Resposta: E

  • Julgue o item a seguir, acerca de microeconomia e das curvas de procura.

     

    A partir da  atinge-se a curva de custo marginal de longo prazo (CMgLP), que, por sua vez,  quando a curva de custo médio de longo prazo 

     

    GABARITO: ERRADO

    Dá pra riscar essa questão inteira de vermelho e começar tudo de novo! rs

     

    Vamos dividi-la em 2 partes:

     

    1ª parte: não existe na Teoria de Custos esse negócio de “união dos pontos de custos marginal”. Inventação da banca!

    O que existe é o seguinte:

    A curva de custo médio de longo prazo (CMeLP) forma um “envelope” que envolve, por baixo, todas as curvas curvas de custo médio de curto prazo (CMeCP). Uma vez que existem muitas curvas CMeCP (devido aos vários cenários), a CMeLP forma uma curva suave (chamada de “curva envelope). Ela mostra o menor custo médio ao qual cada nível de produção pode ser obtido no longo prazo, isto é, no período em que os produtores têm a liberdade de ajustar a quantidade de capital que será utilizada. Isso significa que a empresa pode escolher qualquer tamanho de planta/produção dentro dessa curva, mas irá escolher uma opção ótima.

    Fica assim no gráfico:

     https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/figuras.tecconcursos.com.br/760b3dbc-0727-4312-afa1-b01a21331d32

     

    2ª parte: não tem esse negócio de “curva de custo marginal de longo prazo que atingirá seu valor máximo...etc”. O que existe na Teoria de Custos é um ponto ótimo para a escolha da empresa no Longo Prazo.

    Esse ponto ótimo estará localizado onde a curva de Custo Marginal de Longo Prazo encontra a curva de Custo Médio de LP em seu ponto mínimo, sendo portanto aí a escala ótima de produção de Longo Prazo. Veja no gráfico:

    https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/figuras.tecconcursos.com.br/b67588b5-74ac-4c64-bbd5-c406c4fc3ad2

    Em suma. Cespe inventou moda sem fundamento. Duas premissas importantes que precisamos saber para a prova a respeito de CUSTOS NO LONGO PRAZO são essas apontadas acima.

    Grazi Belomo

    Excelentes estudos !

  • Viagem total!

    A curva de custo médio de longo prazo terá seu valor mínimo quando for igual a curva de custo marginal de longo prazo:

    Resposta: E