SóProvas


ID
138517
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O tipo de orçamento adotado pelos governos no Brasil, cujo principal objetivo é a articulação com o planejamento, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • a) Correta. É o orçamento moderno, vinculado ao planejamento gorvernamental através dos programas e ações.b) Errado. Não é um orçamento propriamente dito, mas uma técnica que visa democratizar o processo de elaboração orçamentária.c) Errado. É a 2a geração dos orçamentos. Diferente do tradicional, no por desempenho já há a preocupação do orçamento em dizer o que compra e qual o objetivo do gasto. Porém ainda não é vinculado ao planejamento governamental.d) Errado. Essa é a 1a geração dos orçamentos. Era uma mera peça contábil que se preocupava apenas com o objeto do gasto.e) Errado. Não é um orçamento propriamente dito, mas uma técnica orçamentária. Quando usada, obriga, a cada novo exercício, os gestores a justificarem o seu orçamento. Ou seja, a elaboração começa do zero todo exercício.
  • Correta letra "A".

    - O orçamento - programa foi introduzido no Brasil através da Lei 4320/64 e do decreto – lei 200/67.

    - O orçamento – programa pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, através da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além dos estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.

     

  • Orçamento-programa –é o atual e mais moderno orçamento público, está intimamente ligado ao planejamento, e representa o maior nível de classificação das ações governamentais. É a técnica orçamentária que considera os objetivos governamentais em determinado período, servindo de instrumento de planejamento, através de projetos e atividades. É um plano de trabalho que integra planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. A ênfase é nas realizações. Não há orçamento-programa sem definição clara de objetivos.
    Orçamento Participativo:é uma técnica orçamentária em que a alocação de alguns recursos contidos no orçamento público é decidida com a participação direta da população. Estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público, e gera co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão dos recursos públicos. Sua aplicação restringe-se ao âmbito municipal.
    Orçamento De Desempenhoou por realizaçõesO orçamento tradicional evoluiu para o orçamento de desempenho, também conhecido como orçamento de realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agora em saber ?as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra. O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.
    Orçamento tradicional ou clássico Na fase do orçamento tradicional, a peça orçamentária existente era conhecida como orçamento clássico ou tradicional, este orçamento caracterizava-se por ser um documento onde apenas constava a previsão da receita e a autorização da despesa, classificando estas últimas por objeto do gasto e distribuídas pelos diversos órgãos, para o período de um ano. Neste tipo de orçamento não havia nenhuma preocupação com as reais necessidades da administração ou da população e não se consideravam objetivos econômicos e sociais. É um planejamento dissociado do planejamento. Além disso, era corrigido monetariamente de acordo com o que se gastava no exercício anterior. Sua principal característica: dar ênfase aos objetos de gastos. Antes do advento da Lei 4.320/64, o orçamento utilizado pelo Governo Federal era o orçamento tradicional.
    Orçamento base zero ou orçamento por estratégia nele não há direito adquirido no orçamento. A cada ano é necessário provar as necessidades de orçamento, competindo com outras prioridades e projetos. Esse tipo de orçamento é incompatível com um planejamento de médio ou longo prazo.
  • GABARITO: A

    Complementando...

    O Orçamento-programa é um sistema que presta particular atenção às coisas que o governo realiza, mais do que às coisas que ele adquire. Portanto, no Orçamento-programa a ênfase é no que se realiza, e não no que se gasta. 

  • LETRA A. CORRETA.

     

    A técnica orçamentária que tem como objetivo principal a articulação com o planejamento do governo federal é o orçamento programa. SÉRGIO MENDES.

  • LETRA A

     

    Q738203 O Orçamento-Programa é uma modalidade mais moderna de orçamento público, no qual vinculam-se os recursos públicos disponíveis para cada unidade orçamentária aos objetivos a serem alcançados com a utilização desses recursos.

     

    Q621064 Acerca do orçamento-programa, assinale a opção correta. c) Um orçamento cuja ênfase esteja voltada mais às realizações de um governo do que às suas aquisições possui características de orçamento-programa

     

    Q598248 O orçamento que se caracteriza por ser um instrumento de operacionalização das ações governamentais, em consonância com os planos e diretrizes formuladas no planejamento, é o: b)programa

     

    Q46170 O tipo de orçamento adotado pelos governos no Brasil, cujo principal objetivo é a articulação com o planejamento, denomina-se : a) orçamento-programa.

     

  • orçamento programa. 

  • orçamento-programa.

  • RESPOSTA A

    >>Assinale a melhor definição de Orçamento Participativo: B) É um instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura.

    #sefaz-al