SóProvas


ID
1407712
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ausência da proteína alfa-1-antitripsina na espécie humana provoca deficiência hepática e suscetibilidade a enfisema pulmonar. Cientistas ingleses já conseguiramproduzir ovelhas que contêm o gene humano responsável pela produção dessa proteína. Esse avanço científico foi importante, pois o tratamento feito com proteína extraída do sangue humano de pessoas normais émuito caro.

Tais ovelhas, que possuem o gene humano para produção da proteína alfa-1-antitripsina, lançada no leite produzido em suas glândulas mamárias, são denominadas de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

    letra e

  • TRANSFERÊNCIA DE GENE DE UMA ESPÉCIE PARA OUTRA, TRANSGENIA. LETRA E

  •   Os organismos geneticamente modificados (OGM) são seres biológicos (sementes, plantas, insetos, animais) que sofreram alguma mudança artificial em seu material genético (DNA). Caso a mudança tenha sido apenas estrutural ou na função do próprio material genético do organismo sem ter havido introdução de um novo material genético de uma especie diferente, então esse organismo é considerado um OGM. Quando há introdução de material genético de uma espécie diferente em outra, os organismos passam a ser, além de geneticamente modificados, transgênicos. Outra forma para entender o que são os transgênicos é a seguinte: a transgene (processo pelo qual se cria um organismo transgênico) em hipótese alguma ocorreria de forma natural, sem o uso das técnicas desenvolvidas pela engenharia genética.     Por outro lado, os OGM que não são transgênicos poderiam existir de forma natural, de acordo com o processo proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos, a evolução - a diferença é que, de forma natural, o processo levaria muito tempo. Nunca se esqueça que todos os transgênicos também são organismos geneticamente modificados, porém nem todo OGM é um organismo transgênicos. espero ter ajudado!
  • Um organismo geneticamente modificado (OGM), segundo a Lei de Biossegurança (11.105/05), é um ser vivo que teve seu material genético (DNA/RNA) modificado por engenharia genética. Já o termo “transgênico”, que não é definido pela lei, é um organismo que contém um ou mais segmentos de DNA ou genes que foram manipulados. Assim, o transgênico é um tipo de OGM, mas nem todo OGM é um transgênico 

    Croplife Brasil