-
Resposta D. Segundo o professor Alexandre Lênis (Estratégia Concursos) — o software responsável por permitir a escolha de qual sistema operacional será carregado ao ligarmos um computador. Os mais famosos gerenciadores de boot do Linux são:
* LILO (mais simples)
* GRUB
Ambos permitem que se tenham o Linux e o Windows instalados em um mesmo computador. Também possibilitam que se escolha uma entre várias distribuições de Linux.
-
Pode-se responder por exclusão: a) LS: lista o conteúdo do diretório atual; b) MV: move arquivos e pastas; RM: remove arquivos e pastas; c)CD: navegar entre os diretórios; e SAMBA não existe no linux, logo, letra D
-
Existe "Samba" sim no linux
O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003).
http://www.infowester.com/linuxsamba.php
-
Gerenciadores de inicialização (boot managers, em inglês) são programas responsáveis por gerenciar a inicialização de um ou vários sistemas operacionais. Dessa forma, é possível ter instalados em um mesmo computador vários sistemas operacionais, e o gerenciador de inicialização permitirá escolher entre um deles toda vez que se iniciar o computador.
Muitos gerenciadores foram desenvolvidos para o GNU/Linux, entretanto os mais utilizados são dois: o LiLo e o GRUB.
O LiLo (Linux Loader ou carregador do Linux) é um dos mais antigos gerenciadores de inicialização para GNU/Linux. Algumas distribuições possuem pacotes especiais que permitem utilizar uma tela gráfica animada para a seleção do sistema operacional a ser inicializado. Isso não afeta em nada a funcionalidade, mas é um apelo visual interessante.
O GRUB (Grand Unified Boot Loader ou grande gerenciador unificado de inicialização) é um gerenciador de inicialização poderoso, com muitos recursos. Flexível e funcional, permite inicializar sistemas como Windows, DOS, Linux, GNU Hurd, BSD, OS/2 etc., além de suportar muitos tipos diferentes de sistemas de arquivos.
O GRUB possui suporte à inicialização via linha de comando, útil para uso em sistemas de alta segurança onde o acesso ao computador é altamente restrito.
-
Os mais famosos gerenciadores de boot do Linux são: GRUB e LILO. Ambos permitem que se tenha o Linux e o Windows instalados em um mesmo computador. Também possibilitam a escolha entre várias distribuições do Linux.
-
Gerenciadores de inicialização (boot managers, em inglês) são programas responsáveis por gerenciar a inicialização de um ou vários sistemas operacionais. Dessa forma, é possível ter instalados em um mesmo computador vários sistemas operacionais, e o gerenciador de inicialização permitirá escolher entre um deles toda vez que se iniciar o computador.
Muitos gerenciadores foram desenvolvidos para o GNU/Linux, entretanto os mais utilizados são dois: o LiLo e o GRUB.
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-Gerenciadores-de-inicializacao/
-
vá pra ....
-
esse ja estava na ponta da língua , nem terminei de ler o enunciado
-
Letra D. LILO e GRUB são gerenciadores da inicialização, que permitem ao usuário escolher qual sistema operacional irá utilizar naquela sessão, quando ligar o computador. Eles gerenciam o boot em computadores com mais de um sistema operacional instalado, como é o caso de Windows em uma partição e o Linux em outra partição. Na letra A, comando ls para listar arquivos e diretórios, e o df para mostrar a quantidade de espaço livre no disco. Na letra B, os comandos para renomear/mover (comando mv) e apagar arquivos (comando rm). Na letra C o comando para mudar de diretório (cd) e o aplicativo de edição de imagens, semelhante ao Photoshop (gimp). Na letra E, além do gerenciador de inicialização lilo, o servidor samba, para troca de arquivos entre sistemas Windows e Linux.
-
SAMBA - permite compartilhar arquivos entre o windows e o linux quando esses dois sistemas operacionais estão em uma mesma máquina.
-
GIMP não é aquele programa que faz edições em imagem? É um "photoshop" do linux
-
Aulas sobre o tópico dessa questão no Youtube:
Carregador de Inicialização GRUB parte 1 - Inicialização do sistema no Linux
https://www.youtube.com/watch?v=PSquM4-dLJI
-
Comentário do professor do QConcursos:
Letra D. LILO e GRUB são gerenciadores da inicialização, que permitem ao usuário escolher qual sistema operacional irá utilizar naquela sessão, quando ligar o computador. Eles gerenciam o boot em computadores com mais de um sistema operacional instalado, como é o caso de Windows em uma partição e o Linux em outra partição
Na letra A, comando ls para listar arquivos e diretórios, e o df para mostrar a quantidade de espaço livre no disco. Na letra B, os comandos para renomear/mover (comando mv) e apagar arquivos (comando rm). Na letra C o comando para mudar de diretório (cd) e o aplicativo de edição de imagens, semelhante ao Photoshop (gimp). Na letra E, além do gerenciador de inicialização lilo, o servidor samba, para troca de arquivos entre sistemas Windows e Linux.
-
Funciona pra mim:
GRUB - som de sapo
LILO - Youtuber conservador
-
Uma das melhores AULAS sobre alguns desses tópicos e outros mais.
Professor Léo Matos
Estúdio Aulas Concursos
Banco do Brasil - Aulão de Informática - Aula 01 - Linux
https://www.youtube.com/watch?v=UTp2jwC_KeM
-
Aquela velha dupla sertaneja LILO & GRUB
-
Gerenciador de inicialização do Linux
þ LILO (LInux LOader) antigo
þ GRUB (GRand Unified Bootloader) recente
GAB = D
-
LILO
Linux Loader
-
GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES .
#ESTABILIDADESIM.
#NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.
*''AQUELE QUE PODENDO FAZER SE OMITIR,SERÁ CÚMPLICE DA BARBÁRIE.''*
-
O LILO e o GRUB dão o BOOOOOOTTT....
-
Sobre a letra e)
SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows
se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System)