-
Letra E, a mão de obra escrava não era determinante na vida econômica da provincia.
-
Ainda durante o Império, a escravidão, predominante do Brasil, também existia no Rio Grande do Norte. Com o objetivo de lutar pelo fim do regime de trabalho escravo, ocorreu em todo o país um movimento abolicionista. Em 30 de setembro de 1883, Mossoró, na região oeste da província, tornou-se a primeira cidade brasileira a abolir a escravidão, em 29 de setembro de 1883, antes mesmo da assinatura da Lei Áurea, em 1888.
Com o fim do abolicionismo, os escravos não tinham com o que viver, poisnão tinham estudos, não sabiam ler, não sabiam fazer praticamente "nada", pois em toda sua vida foram escravos.
-
No RN predominava, à época do processo abolicionista, como atividade econômica, a criação de gado. Consequentemente, não havia necessidade de um grande contingente de mão de obra escrava, como acontecia, por exemplo, em PE, devido aos seus inúmeros engenhos. Sendo assim, o número de escravos presente no RN não foi expressivo. Registre-se, ainda, que Mossoró foi a primeira província a abolir a escravidão no RN, antes mesmo de ser efetivada a lei áurea.
Gab: E
-
Complementando...
Mossoró foi a 1ª no Estado e a 2ª no Brasil a abolir a escravidão em 30 de setembro de 1883 (5 anos antes da Lei Áurea)
Em Natal, ocorreu em 1° de janeiro de 1888
-
Mais sobre essa A de ABSURDA....kkkkk
.....Merece destaque, também, a marcante presença de Almino Affonso como um dos
grandes batalhadores para a extinção da mão-de-obra escrava, tendo inclusive sido o redator da ata
que extinguiu a escravidão em Mossoró, quase cinco anos antes da Lei Áurea.......
-
-
Gente, qual o melhor material para estudar a história do RN?