-
NESTA QUESTÃO TEREMOS APENAS DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS,COMO EXPLICO ABAIXO:QUESTÃO I- ERRADA = EXISTEM SIM ARQUIVOS QUE SÃO COLECIONADOS POR MOTIVOS CULTURAIS, SÃO OS CASOS DOS MUSEUS.QUESTÃO II - CORRETA QUESTÃO III -ERRADA = UM DOCUMENTO SOZINHO NÃO TEM VALOR ALGUM SE RETIRADO DO TODO AO QUAL PERTENCE. QUESTÃO IV - CORRETAQUESTÃO V - ERRADA = OS ARQUIVOS ESTÃO CLASSIFICADOS EM CORRENTES,INTERMEDIÁRIOS E PERMANENTES EM DECORRENCIA DA TEORIA DAS TRÊS IDADES.AMIGOS,ESPERO TER AJUDADO. BONS ESTUDOS!!
-
NESTA QUESTÃO TEREMOS APENAS DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS,COMO EXPLICO ABAIXO:QUESTÃO I- ERRADA = EXISTEM SIM ARQUIVOS QUE SÃO COLECIONADOS POR MOTIVOS CULTURAIS, SÃO OS CASOS DOS MUSEUS.QUESTÃO II - CORRETA QUESTÃO III -ERRADA = UM DOCUMENTO SOZINHO NÃO TEM VALOR ALGUM SE RETIRADO DO TODO AO QUAL PERTENCE. QUESTÃO IV - CORRETAQUESTÃO V - ERRADA = OS ARQUIVOS ESTÃO CLASSIFICADOS EM CORRENTES,INTERMEDIÁRIOS E PERMANENTES EM DECORRENCIA DA TEORIA DAS TRÊS IDADES.AMIGOS,ESPERO TER AJUDADO. BONS ESTUDOS!!
-
Bom, eu vou fazer umas correções no comentário da colega abaixo, de acordo com o que consta no livro do Renato Valentini ( Arquivologia para concursos):I. Arquivo é diferente de museu. Os dois são órgãos de documentação, mas museu não é arquivo! Essa assertva está correta, pois arquivo não coleciona documentos por motivos culturais.II. Correta: Os objetivos dos arquivos é provar e testemunhar.III. Errada: Um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto ( caráter orgânico do documento de arquivo).IV. Errada: Natureza do assunto refere-se à classificação dos documentos, que podem ser caracterizados como: ostensivos (ordinários) ou sigilosos. Arquivo especial e especializado diz respeito à natureza dos documentos, que é uma classificação dos arquivos ( é confuso, mas não podo confundir).V. A classificação quanto à abrangência de atuação, diz respeito à Classificação dos arquivos, que podem ser: Setoriais ( descentralizados) ou centrais ( gerais).Correntes, intermediáridos e permanentes são os estágios de evolução, que também entram na classificação dos arquivos.;)
-
Discordo da colega abaixo. De fato, museu é diferente de arquivo, logo o argumento do colega está equivocado. Mas um arquivo pode ser conter documentos com culturais. Claro, eles precisam ter origem funcional, mas nada impede q eles tenham sido considerados históricos e culturais depois de um tempo e por isso ser armazenados no arquivo permanente. Em minha opinião, a assertiva I está errada, e a IV está correta.
-
Na minha opinião há apenas uma alternativa correta, que seria a afirmativa II
É claro que os arquivos não tem a função primordial de servirem como fonte de cultura (Sua função primordial seria servir de base administrativa para a instituição produtora), mas não há como negar que existem arquivos que são mantidos por motivos culturais e históricos sim. São raros casos, mas eles existem.
Inclusive acabo de voltar de uma aula de Arquivologia em que foi resolvida uma questão justamente tocando nesse ponto. E na questão em pauta o entendimento da banca era de que arquivos também poderiam ser mantidods para fins culturais (embora não exclusivamente culturais).
Então acredito que seja uma questão de posicionamento da instituição organizadora do concurso.
-
Em relação ao item I... Pessoal, o erro desta assertiva está no uso da palavra 'colecionado' !! Não existe a possibilidade de coleção nos arquivos. 'Colecionar' é uma característica das bibliotecas e museus, as quais são instituições colecionadoras. O arquivo é uma instituição receptora, ou seja, recebe naturalmente os documentos no transcurso das funções que justificam sua existência.Seguem algumas considerações dos Professores Davi Barreto e Fernando Graeff do Ponto :
A biblioteca é órgão colecionador (reúne artificialmente o material que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo (assunto); que os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos; e que seus fornecedores são múltiplos.
O arquivo é receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo sua origem (princípio da proveniência) e função, isto é, suas divisões correspondem ao organograma da respectiva administração; que os objetivos primários do arquivo são jurídicos, funcionais e administrativos (podemos incluir legais, também) e que os fins secundários serão culturais e de pesquisa histórica, quando estiver ultrapassado o prazo de validade jurídica dos documentos (ou seja, quando cessarem as razões para que foram criados); e que a fonte geradora é única, ou seja, é a administração ou é a pessoa à qual o arquivo é ligado.
O museu é órgão colecionador, isto é, a coleção é artificial (não decorre do exercício natural) e classificada segundo a natureza do material e a finalidade específica do museu a que pertence; e que seus objetivos finais são educativos e culturais, mesmo custodiando alguns tipos de documentos originariamente de cunho funcional.
-
I) Correta: quem coleciona sao museus ou bibliotecas;
II) Correta: servem como prova;
III) Errada: Um documento de arquivo depende dos demais documentos essa é uma característica dos arquivos, "Inter-relacionamento".
IV) Errada: Quanto a natureza do assunto pode ser classificado como ostensivos ou sigilosos; quanto a natureza do documento especial ou especializado.
V) Errada: Corrente, intermediária e permanente.
-
Pessoal, eu nao tenho certeza, mas acho que "Abrangência de Atuaçao" seria geral ou setorial. Na classificaçao de "Estágio da Evolucáo" é que os arquivos sao classificados em correntes, interemediários e permanentes.
-
Retificando o 1° comentário de nosso colega Rodrigo Silveira e ratificando o 2° cometário do mesmo, quando à abrangência da atuação, os arquivos podem ser classificados em: a) Setoriais b) Centrais ou Gerais. Essa é uma informação segura extraída do Livro do Renato Valentini "Arquivologia para Concursos".
Bons estudos!
-
Realmente o Vitor tem razao... Setorial ou Central/Geral!!!
-
Gente, pra mim o item IV está errado, se alguém puder me explicar, pois pra mim só tem uma resposta correta.
-
De acordo com a natureza dos assuntos, um documento pode ser classificado como Especial e Especializado:
1- Arquivo Especial: é aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas (=tipos), como iconográficos, cartográficos ou audiovisuais, ou de suportes específicos, documentos em Cd, documentos em microfilme, e que por esta razão merecem tratamento especial não só no que refere ao seu armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação...
2- Arquivo Especializado: é aquele que tem sob sua custódia os documento de determinado assunto, resultado da experiência humana num campo específico, independentemente da forma física que apresentam, como por exemplo os arquivos médicos, de imprensa e os de engenharia.
Fonte: Ponto dos Concursos.
-
I O arquivo é criado e recebido por um órgão, empresa ou instituição exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, não sendo colecionado por motivos culturais. ERRADO
O arquivo tem finalidade funcional. Preservam as informações que evidencial o funcionamento da instituição ao longo do tempo. E eles são acumulados e não colecionados.
A biblioteca tem a finalidade essencialmente cultural - guardar informações para estudo.
II Os documentos de arquivo são provas de transações realizadas nas organizações. CERTA Segundo Duranti (1994, p.51), dois pressupostos básicos determinam a habilitação probatória e informativa dos documentos arquivísticos:
− os registros documentais atestam ações e transações;
− sua veracidade depende das circunstâncias de sua criação e preservação.
III Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual está inserido. ERRADO
Arquivos têm, consequentemente, uma estrutura, uma articulação e uma natural relação entre suas partes, as quais são essenciais para sua significação. A qualidade de um arquivo só sobrevive em sua totalidade se sua forma e relações originais forem mantidas. (JENKINSON apud LAROCHE, 1971, p. 8.)
IV Em relação à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado. CORRETA
V Quanto à abrangência da atuação, os arquivos são classificados em correntes e intermediários. ERRADO - SETORIAL OU CENTRAL
Classificação dos arquivos - Podem ser classificados em quatro tipos segundo o (a):
Entidade mantenedora: público ou privado
Natureza dos documentos: Especiais ou Especializados
Estágio de evolução: Corrente, intermediário e permanente
Extensão de sua atuação: Setorial ou Central
Bem pessoal eu entendi as questões dessa maneira.
-
PESSOAL, CONTINUA A CONFUSÃO!!VAMOS LÁ DE FORMA BEM OBJETIVA!!
* QUANTO A NATUREZA DO ASSUNTO: OSTENSIVOS OU SIGILOSOS.
* QUANTO A NATUREZA DO DOCUMENTO: ESPECIAL OU ESPECIALIZADO.
CUIDADO!! ATENTEM-SE!!
-
Galera, cuidado com o material do ponto. Já encontrei muita coisa errada!!
-
Único comentário 100% correto é do Rodrigo Silveira Anjos, após a retificação que ele fez:
I) Correta: quem coleciona sao museus ou bibliotecas;
II) Correta: servem como prova;
III) Errada: Um documento de arquivo depende dos demais documentos essa é uma característica dos arquivos, "Inter-relacionamento".
IV) Errada: Quanto a natureza do assunto pode ser classificado como ostensivos ou sigilosos; quanto a natureza do documento especial ou especializado.
V) Errada: Abrangência da atuação - Setorial, Central (ou Geral)
-
I O arquivo é criado e recebido por um órgão, empresa ou instituição exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, não sendo colecionado por motivos culturais. Correta (A BIBLIOTECA conserva documentos com finalidades educativas e e culturais)
II Os documentos de arquivo são provas de transações realizadas nas organizações. Correta (Além de ser fruto de uma atividade, o documento de arquivo deve ser capaz de provar que a referida atividade aconteceu)
III Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual está inserido. Errada. (Conforme o princípio da Unicidade, os documentos de arquivo preservam seu caráter único, até mesmo quando há outro documento igual no arquivo)
IV Em relação à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado. Errada
Classificação de documentos: Gênero, Espécie, Tipo, Forma e Formato
Natureza do Assunto (Ostensivos/Ordinários ou Sigilosos)
V Quanto à abrangência da atuação, os arquivos são classificados em correntes e intermediários. Errada
Classificação de arquivos: Entidade mantenedora (públicos ou privados)
Extensão de atuação (setoriais ou centrais)
Estágios de evolução (corrente, intermediário ou permanente)
Fonte: Prof Mayko Gomes
-
Dica p/ letra D
Natureza do documento:
*Especial: atribuições que necessitam de atenção especial (ex:foto, filme, etc)
*Especializado:arquivos com docs específicos (ex: arquivos médicos)
Obs: nessa classificação, o arquivo pode ser tanto especial quanto especializado.
Natureza do assunto:
*Sigiloso
*Ostensivo
-
Quanto textão!
Pqp sem tempo para isso...
Julgue os itens a seguir, relativos às características que distinguem os arquivos.
I O arquivo é criado e recebido por um órgão, empresa ou instituição exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, não sendo colecionado por motivos culturais. CORRETO
II Os documentos de arquivo são provas de transações realizadas nas organizações. CORRETO
III Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual está inserido. ERRADO (Perde o significado)
IV Em relação à natureza do assunto (Natureza dos Doc's), os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado. ERRADO
V Quanto à abrangência da atuação (Estágios de Evolução), os arquivos são classificados em correntes e intermediários ERRADO
GABARITO: B) 2