SóProvas


ID
1436191
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Originalmente, o padrão IEEE 802 foi proposto para que pudesse haver priorização de pacotes, de acordo com o tipo de informação transportado, mas essa característica nunca foi efetivamente implementada. Devido à crescente necessidade de melhoria na qualidade de serviço de comunicação de dados, foi proposto o IEEE 802.1p, que estabelece uma prioridade, por meio de um código, inserido no Frame Ethernet, com tamanho, em bits, de

Alternativas
Comentários
  • PCP (Priority Code Point): 3 bits referentes à norma 802.1p (prioridade dos quadros Ethernet), que definem um nível de prioridade de 0 (menor) a 7 (maior); por padrão, é usado o valor 1. O atributo de nível de prioridade é um dos parâmetros de Quality Of Service (QoS) que permite tratar de forma diferente dados que trafegam em uma rede.


    Fonte: GTA (http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2012_2/vlan/norma.html)

  • Escovação de bit...

  • Questão recorrente. 


    Vide Q500019


    []'s

  • -------

    O padrão IEEE 802.1p trata apenas da priorização de tráfego na camada 2 (camada de enlace OSI).
    Para isso define um campo de 3 bits que suporta classes de prioridade entre 0 e 7.

    Na realidade o padrão nunca foi publicado pela IEEE.Este padrão foi incorportado
    no padrão IEEE 802.Q que trata de tags VLAN.

    O campo Priority Code Point (PCP) faz parte do cabeçalho tag VLAN.


    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_P802.1p

               https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc728211%28v=ws.10%29.aspx

  • Resposta: letra C.

    O 802.1p que tem objetivo priorizar o tráfego de rede no link de dados na camada Mac e estabelecer níveis de prioridade semelhante à camada IP.
    O IEEE 802.1p é um padrão IEEE para fluxo com priorização por tempo crítico e filtragem de tráfego multicast, para conter o tráfego na camada 2 das redes. O cabeçalho do 802.1p inclui três bits para priorização, permitindo oito níveis de prioridade a ser estabelecido. Este protocolo é implementado em adaptadores de rede e switches para melhorar a qualidade de melhor esforço do serviço (QoS). Sendo que o “p” provem de priorização e é um spin-off (derivação) da norma 802.1Q (VLANs).

    .

    A técnica QoS desenvolvido pelo grupo de trabalho, também conhecido como classe de serviço (COS), é um campo de 3 bits chamado Priority Code Point (PCP) dentro de um cabeçalho do quadro Ethernet ao usar VLAN frames rotulados como definido pelo IEEE 802.1Q. Especifica um valor de prioridade de entre 0 e 7 inclusive, que pode ser utilizado por disciplinas de QoS para diferenciar o tráfego.

    .

    Fonte:https://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/a/ab/Redes_2_-_artigo_802.1p.pdf

    .

    Exemplo de um protocolo clássico que usa QoS na camada 2: MPLS.