SóProvas


ID
1439083
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

O método de análise utilizado pelos psicólogos para entender a vivência do paciente criminoso no mundo em que ele se encontra, bem como analisar seu modo de perceber os acontecimentos ao seu redor, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Resumo:

    As relações entre Criminologia e Investigação Criminal são de complementariedade e reciprocidade – a Criminologia se enriquece com acesso aos dados das investigações criminal e a Criminalística se aperfeiçoa com o conhecimento de teorias e demais conhecimentos criminológicos. Embora algumas correntes criminológicas se tenham afastado do interesse criminalístico, no curso histórico de sua afirmação científica, a exemplo das criminologias críticas, ainda é possível localizar na criminologia objetos de estudos e métodos, como a fenomenologia criminal e as tipologias, que interessam muito especificamente à investigação criminal. Esta, no desenvolver sua prática diária, não apenas recorre a técnicas de pesquisa que são comuns a ambos os domínios do saber (a exemplo da investigação-ação), como produz dados essenciais (estatística criminal) ao conhecimento da fenomenologia criminal, além de descrever o fenômeno da criminalidade de uma forma detalhada que poucos pesquisadores criminólogos poderiam fazer, se se leva em consideração o conteúdo de inquéritos investigativos. Em reciprocidade, a investigação criminal, por sua vez, tende muito frequentemente a trabalhar a partir de tipologias criminais, que são uma tradição criminológica útil à ordenação e sistematização do saber prático da investigação criminal.

  • O que é FENOMENOLOGIA CRIMINAL?

    RESP: Fenomenologia criminal – método de análise utilizado principalmente pelos psicólogos para entender a vivência do paciente no mundo em que se encontra, bem como analisar o modo que o paciente se percebe nesse mundo.
  • a) etiologia criminal : estudo das causas delito

    b)Criminogênese: é a ciência que tenta explicar as manifestações criminosas humanas através de Teorias.

    c)criminologia: ciência empirica e interdisciplinar que tem por objetivo o crime, o criminoso, a vítima e o controle social do comportamento delitivo e que provê uma informação válida, contrastada e confiável sobre a gênese.

    e) A sociologia criminal: é um ramo da sociologia que estuda a motivação e a perpetuação do crime na sociedade

  • Etiologia criminal = Estudo sobre a origem das causas e dos fatores do delito.

    Criminogênese= é a ciência que tenta explicar as manifestações criminosas humanas através de Teorias

    criminologia= estudo das causas do comportamento antissocial do homem, com base na psicologia e na sociologia.

    A Sociologia Criminal=, segundo Fernandes e Fernandes (2002) busca explicar e justificar a maneira como os fatores do meio ambiente social atuam sobre a conduta individual, de forma a conduzirem o homem à iniciação delitiva, o crime seria um fenômeno social.

  • Gabarito: D!
    Fenomenologia criminal.

  • vamos ser sinceros. ninguém entendeu essa questão até hj.

     

  • ETIOLOGIA CRIMINAL -> origem e causas dos fatores delituosos.

     

    CRIMINOGÊNESE -> explicar as manifestações criminosas humanas através de TEORIAS.

     

    FENOMENOLOGIA ->  método muito utilizado principalmente pelos psicólogos para entender a vivência do paciente

     

     

  • essa é uma das questões que eu colocaria no meu banco de chutes bem dados, porque até então nunca havia visto este termo.

    .banco de chutes. tolerancia de erros aceitas para prova.

     

  • GABARITO D

    DOS SISTEMAS DA CRIMINOLOGIA:

    1.      Disciplinas relacionadas à realidade criminal:

    a.      Fenomelogia criminal – ocupa-se da análise das formas do surgir criminal e elabora classes de execução do crime e tipologia de autores. Trata-se do método de análise utilizado pelos psicólogos para entender a vivência do paciente criminoso no mundo em que se encontra, bem como analisar seu modo de perceber os acontecimentos ao seu redor.

    b.     Etiologia criminalprocura esclarecer as causas do crime e da criminalidade. Ocupa-se da compreensão das causas que conduzem ao comportar desviante;

    c.      Biologia criminal – compreende o crime como produto da personalidade de seu autor;

    d.     Sociologia criminal – estuda a motivação e a perpetuação do crime na sociedade;

    e.      Geografia criminal – é uma subespecialidade da sociologia criminal e tem como objeto investigar a criminalidade nas diferentes regiões geográficas;

    f.       Ecologia criminal – estuda a influência criminógeno dos lugares.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • Assertiva D

    fenomenologia criminal.

  • fenomenologia criminal => pra lembrar: é o estudo do fenomeno criminal