SóProvas


ID
1445191
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre cultura organizacional e gestão de mudanças, analise:

I. Um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é que eles reforçam-se a si mesmos.
II. A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.
III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança.
IV. Uma das principais dificuldades para a modificação da cultura organizacional é o retorno aos velhos padrões de comportamento das pessoas.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • o gabarito  sofreu alteração para letra D, segundo links da prova e alteração de gabarito disponíveis aqui no QC

  • Se considerarmos os níveis culturais (artefato, valores compartilhados e pressupostos básicos) creio que a mudança gerará modificações mais extremas em seu nível mais profundo, como dito nesse trabalho que eu encontrei no google:


    "Para que haja a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, apreende-se que antes de pensar em uma administração deve existir a compreensão de que a cultura organizacional configura-se como um modelo de pressupostos básicos compartilhados que as pessoas utilizam para mediar os problemas, tanto interna quanto externamente, trabalhando de maneira suficiente para ser considerada adequada. Esse conhecimento adquirido pode ser ensinado aos novos componentes como uma configuração de perceber, pensar e sentir em arrolamento a esses problemas, moldando o indivíduo à organização em que trabalha.

    Nota-se que as mudanças que podem ser feitas em uma organização devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais e carecem ser alimentadas por configurações que não sejam diferentes do que se passa na organização, para que exista real ensejo e empenho com seus objetivos. Mesmo que não dependa de as ameaças causadas através da astúcia da mudança pelos membros da organização serem fantasiosas ou não, seus alvos são sempre reais e se mostram na resistência que dos membros inflige ao processo. Lança-se, ainda, a afinidade de poder com a mudança na cultura, na qual os condutores da liderança teriam o papel de tracejar e formatar as formas sociais e revelações culturais de modo a influenciar a constituição grupal de crenças e valores, causando os liderados. "


    Fonte:

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCQQFjAAahUKEwimiOfWnI3GAhWCl4AKHfZ6AFI&url=http%3A%2F%2Fwww.machadosobrinho.com.br%2Frevista_online%2Fpublicacao%2Fartigos%2FArtigo05REMS4.pdf&ei=QWx8VebjG4KvggT29YGQBQ&usg=AFQjCNF0BjphNCtt-dosoxQAQN6QDdXhOg&sig2=cZf3Iw3Mdfgj_THOEhdpww&bvm=bv.95515949,d.eXY

  • "III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança."

    De acordo com Schein (1989), para que a cultura organizacional seja transformada de modo efetivo, as mudanças devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais. Quando uma organização insere um novo exercício para resolver uma determinada dificuldade, essa só conseguirá obter o nível de valor, uma vez que ainda não permanece uma percepção compartilhada de sua realidade. Entretanto, para Seel (2000), a maior parte dos programas de mudança da cultura organizacional se centraliza apenas nos níveis de manifestações da cultura, cujas experiências apontam que seus produtos comumente oferecem sucesso restrito.


    As mudanças que podem ser feitas em uma organização devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais e carecem ser alimentadas por configurações que não sejam diferentes do que se passa na organização, para que exista real ensejo e empenho com seus objetivos. 


  • Por que o IV está certo ?

  • (FCC/ACE - Gestão de Pessoas/2014) O Analista de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Goiás acabou de ser indicado para comandar a Comissão de Mudanças na organização e sabe que para obter sucesso em suas estratégias deverá ficar atento, pois
    I. um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é o de que eles reforçam a si mesmos.
    II. a mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização.
    III. os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas de tal mudança.    IV. todas as empresas têm valores culturais coerentes com o
    desempenho elevado.
    Está correto o que consta em
    a)I e III, apenas. (gabarito)
    b)I, II e IV, apenas.
    c)I e IV, apenas.
    d)II e III, apenas.
    e)I, II, III e IV.

    Questão muito interpretativa. Vejamos cada um dos itens:
    I) Certo. De fato, os valores mostram o que é certo e errado, por isso terminam reforçando sua própria existência, o que dificulta sua modificação.
    II) Errado. Os comportamentos considerados adequados são modificados sim, numa mudança cultural.
    III) Certo. Note que a questão fala que os gestores podem gerenciar símbolos e dificuldades extremas para modificar a cultura. Poder, eles podem isso e muito mais!
    IV) Errado. Nem todas as empresas possuem valores coerentes com elevado desempenho.

    Fonte professor Carlos Xavier do Estratégia Concursos

    Veja q nessa questão de 2014, o item III dessa questão de 2015 foi considerado correta na questão de 2014... não sei porque o gabarito não é letra c...

  • Tipos de mudança organizacional:

     

    https://vstream.wordpress.com/2012/10/04/tipos-de-mudancas-organizacionais/

  • O item III está errado devido ao fato de que o gerenciamento de símbolos é mexer com os artefatos físicos da organização, ou seja, com sua camada mais externa, o que não realiza uma efetiva mudança na cultura organizacional.

     

    Para alterar a cultura organizacional de forma efetiva deve-se mexer com seus pressupostos básicos!

     

    Bagarito: D

  • O IV está certo porque, se você pensar bem, o processo de mudança cultural é dificultoso, pois as pessoas vão querer retornar à zona de conforto (como era no início), repudiando as mudanças. E isso várias e várias vezes até que o processo de mudança se concretize.

  • III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança. 

    Na questão Q481728  a banca considerou FALSA essa assertiva.

    Na questão Q502543 a banca considerou VERDADEIRA essa assertiva.

     

    E agora????

  • Leonora Devensi siga o entendimento mais recente. A questão que trata por verdadeira a assertiva III é de 2014, a mais recente é de 2015 e entende por falsa. Siga a explicação de OsmarNeto Correia.

  • A Leonora tem toda razão, o mais engraçado é a explicação da professora que apoia o gabarito, sendo que a mesma banca ja considerou esse item errado. Com certeza ela justificaria aquele também.

    "Diga-me o gabarito que te direi a justificativa"

  • faz pouco tempo q comecei a estudar administração geral e não achei difícil de entender, no entanto o q eu observo em algumas questões é q elas são muito subjetivas, passíveis de várias interpretações. Isso dificulta analisar a questão

     

  • Quem está por trás da questão é um ser humano. E se é um ser humano, é passivo de evolução. Ora, se o cara pensou de tal forma em uma questão de 2014, ele não necessariamente devera manter essa linha de raciocínio para sempre. Sigam o pensamento da última questão. Notem, que ela é mais sensata do que a anterior. A alma do examinador evoluiu. Isso é bom, pois ele não é um ignorante que morre seguindo uma linha de raciocínio.

  • Obs.: modifiquei essa questão de forma a retirar um item que ainda não vimos na teoria.

    Assim, analisando cada uma das afirmativas, temos:

    I – Correto. Quando possuímos um valor e a partir dele baseamos nossas ações na solução de um problema, tendemos a reafirmá-los e reforçá-los, pois a partir deles resolvemos a demanda. Então, quanto mais os usamos, mais tendemos a querer usá-los, dificultando uma modificação cultural.

    II – Errado. Os símbolos fazem parte da camada mais externa da cultura organizacional, a saber seus artefatos visíveis. Assim, quando modificamos apenas algo superficial da cultura, como organização do móveis, normas, vestimentas, etc, não se está efetivamente realizando-se uma mudança cultural, apenas em aspectos visíveis, as crenças e valores continuam os mesmos.

    III – Correto. Até por conta da explicação do item I. Quanto mais utilizamos valores e comportamentos para solucionar problemas, mais tendemos a reforçá-los e repeti-los. Assim, um mudança de comportamento nem sempre significa uma mudança cultural, pois é necessário um grande período de adaptação e reforço para que os velhos hábitos não sejam retomados. É preciso modificar pressupostos básicos, crenças e valores, o que demora e demanda muita energia.

    Gabarito: D