Tratamento de Colisões
Quando ocorre uma colisão, as estações executam um algoritmo denominado Recuo Binário Exponencial.
Após a colisão, o tempo é dividido em slots discretos, cujo comprimento é igual ao pior tempo de propagação de ida e volta.
Depois da primeira colisão, cada estação espera 0 ou 1 slot antes de tentar novamente.
Se duas estações escolherem o mesmo número aleatório, elas colidirão novamente.
Depois da segunda colisão, cada uma seleciona ao acaso 0, 1 ou 3 slots e aguarda durante esse tempo.
Se ocorrer uma terceira colisão, na próxima vez a quantidade de slots que as estações terão que esperar será escolhido ao acaso no intervalo de 0 a 2^3 − 1.
Em geral, após i colisões, é escolhido um número aleatório entre 0 e 2^i − 1 slots.
Entretanto, após terem sido alcançadas dez colisões, o intervalo de randomização será congelado em 1.023 slots.
Após 16 colisões, as tentativas de transmissão são definitivamente abortadas.
FONTE: www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/110/arquivos/Redes%20de%20Computadores%20I/ethernetWiFi.pdf