SóProvas


ID
145369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

88 No differentiated services (DiffServ), um pacote contendo apenas zeros no campo differentiated services code point (DSCP) significa que o mesmo receberá um serviço de melhor esforço (best effort).

Alternativas
Comentários
  • Diffiserv é um mecanismo de qualidade de serviço end-to-end baseado em classes de serviços. Nesse mecanismo de QoS a complexidade (classificação dos pacotes) fica nas extremidades e não no núcleo da rede como acontece com o IntServ.
    O protocolo da camada de rede, o IPv4 tem um campo que até a RFC 1349 era conhecido como ToS, posteriormente foi chamado de DS e no IPv6 o nome desse capo é traffic class, mas que apresentam a mesma finalidade.
    o Campo DS tem 8bits e é dividido em 2 outros campos um campo CU (currently unused) de 2 bits e o campo DSCP de 6 bits esse últimopor sua vez é classificado em DE-PHB, AF-PHB, EF-PHB (peer hop behavor) 
    O DE-PHB é equivalente ao best effort quando os seus 6 bits forem 0 0 0 0 0 0
    EF-PHB é o serviço premio, aquele que tem banda garantida, baixa latencia, baixa perda de pacotes
    AF-PHB Tem maior granularidade, sao 4 classes diferente e 3 presence drop (low,med,high)