As florestas tropicais são encontradas em baixas e médias latitudes, possuem elevada biodiversidade, têm sua preservação ameaçada pela ação humana, elevam a umidade do ar por sua alta evapotranspiração e apresentam flora predominantemente latifoliada.
Florestas tropicais estão sujeitas à fortes chuvas, pelo menos 80 polegadas (2.000 mm), e em algumas áreas mais de 430 polegadas (10.920 mm) de chuva por ano.
- De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INAP-, uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia, e uma árvore com copa de 20 metros de diâmetro, por exemplo, pode evapotranspirar bem mais de 1.000 litros por dia. Só dai você imagina o tanto de água que é evaporada só na floresta amazônica. A pluviosidade é a quantidade de chuva que caí em uma região. A primeira afirmativa está correta, a evapotranspiração da floresta amazônica pode representar mais de 50% da precipitação nessa área.
- O que são estômatos das plantas? Os estômatos são estruturas da epiderme da planta localizadas nas folhas e responsáveis pelas trocas gasosas e pela transpiração. Trocas gasosas, lembramos da respiração... entra O2 e sai CO2. Nas plantas é o inverso, entra CO2 e sai O2. E transpiração, é a água que vem das raízes e sai pelas folhas.
- A evapotranspiração é maior na floresta de zona tropical, e não nas de zona temperada (áreas polares).
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Gabarito: "d"