SóProvas


ID
1488859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à análise de pontos de função, julgue o item subsecutivo.

Um registro lógico referenciado, ao especificar o quê, quando ou como os dados devem ser processados, representa os dados que influenciam um processo elementar.

Alternativas
Comentários
  • A definição apresentada é de um Processo Elementar, não de um ALR ou RLR.

    Os processos elementares são as funcionalidades, por assim dizer. Elas que definem o que, quando e como os dados devem ser apresentados.

    O ALR é um agrupador lógico de entidades que façam sentido negocialmente em conjunto. O RLR é uma das entidades que integra este ALR.

  • RLR = Subgrupo de dados de um ALI ou AIE (Exemplo: Dados pessoais e dados de endereço dentro de um arquivo lógico).

    Já a questão está se referindo a INFORMAÇÕES DE CONTROLE. Esse sim define:

    Dados que influenciam um processo elementar, especificam o que, quando, ou como os dados devem ser processados (comandos de ação, parâmetros de consultas, por exemplo).

  • Isto é a a definição de Informação de Controle

    Dados que influenciam um processo elementar da aplicação sendo contada. Especifica o que, quando ou como os dados devem ser processados. Em resumo, são parâmetros.

    Exemplos:

    "O que" - determinado campo especifica que o cálculo da parcela deve contemplar somente o valor vencido ou o valor corrigido com juros e multa.

    "Quando" - uma enquete pode ter um fechamento automático (votações finalizadas) definido pela data de encerramento da mesma.

    "Como" - durante a compra de uma passagem aérea, o cliente informa em um campo como deseja receber a confirmação da compra: por e-mail, torpedo (SMS) ou fax. 

    Fonte: 

    Site: FATTO Consultoria e Sistemas - Glossário: Glossário da Análise de Pontos de Função 

  • Dado Elementar Referenciado (DER): É um campo único não-repetido e reconhecido pelo usuário.

    Regras para DER: Contar um DER para cada campo único não-repetido e reconhecido pelo usuário mantido em ou recuperado do ALI ou AIE através da execução de um processo elementar.

    Quando duas aplicações man´tém e/ou referencia o mesmo ALI/AIE, mas cada um mantém/referencia DERs separados, conte somente um DER sendo usado por cada aplicação para dimensionar o ALI/AIE.

    Conte um DER para cada parte de dados requerida pelo usuário para estabelecer um relacionamento com outro ALI ou AIE.

    Registro Lógico Referenciado (RLR): Um RLR é um subgrupo de dados reconhecido pelo usuário, dentro de um ALI ou AIE.

    Existem dois tipos de subgrupos:

    Opcional: o usuário tem a opção de usar um ou nenhum dos subgrupos durante um processo elementar.

    Mandatório: o usuário deve entrar pelo menos com um. Regras para RLR:

    Contar um RLR para cada subgrupo opcional ou mandatório do ALI ou AIE.

    Se não existir subgrupos, conte o ALI ou AIE como um RLR.

    Arquivo Lógico Referenciado (ALR): ALI mantido ou AIE referenciado pela função de transação

  • ***Atenção***
    Vi nesta questão alguns comentários que definitivamente não procedem! 

    Indo direto ao ponto ....

    De acordo com o manual de práticas de contagem CPM - Versão 4.3.1:


    3.27

    informações de controle

    dados que influenciam um processo elementar especificando o quê, quando ou como os dados devem ser processados


    É a definição de "INFORMAÇÕES DE CONTROLE"



    []'s
  • UM RLR não especifica o quê, quando ou como os dados devem ser derivados, como o colega Robson macedo disse isso se refere a "informações de controle". Os dados que influenciam em um processo elementar são os ALR que são as tabelas pelas quais as funções de transação vão passar referenciando alguma consulta ou inclusão. Um RLR nada mais é do que subgrupos reconhecidos pelo usuário dentro de um AIE ou ALI para entender isso imagine um relacionamento de herança ou um relacionamento entre entidades fortes e fracas no banco de dados onde você tem uma classe funcionário com subtipos de funcionario mensalista e outro funcionario diarista ok? Você como analista modelando isso você teria três classes certo? Onde funcionário é superclasse e mensalista e diarista as subclasses. Então nesse caso, de acordo com a APF, você não vai contar 3 ALI, você vai apenas contar 1 ALI chamado funcionário com DOIS ARQUIVOS LÓGICO REFERENCIADOS que são mensalista e diarista. No final das contas você vai contar isso como 1 ALI só (funcionário) mais com dois registros lógicos referenciados (só referência) mensalista e diarista.  Espero que tenha ficado claro. Bons Estudos!

  • A questão estaria correta se fosse assim redigida: "Uma informação de controle, ao especificar o quê, quando ou como os dados devem ser processados, representa os dados que influenciam um processo elementar". 

    Isso por que o IFPUG define "Informação de Controle" como "dados que influenciam um processo elementar especificando o quê, quando ou como os dados devem ser processados".