SóProvas


ID
1494007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com base na Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), decreto n.º 6.040/2007, julgue o item subsequente.

São considerados povos e comunidades tradicionais aqueles que ocupam e utilizam recursos naturais e territórios para a reprodução de sua cultura, religião, economia e sociedade, fazendo uso de práticas transmitidas por sua tradição ancestral.

Alternativas
Comentários
  • Lei 13.123/2015, art. 2º,

    IV - comunidade tradicional - grupo culturalmente diferenciado que se reconhece como tal, possui forma própria de organização social e ocupa e usa territórios e recursos naturais como condição para a sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição;
  • Qual o erro da questão?
  • Olha o ano da lei no comentário abaixo

  • Segundo o Decreto n.º 6.040/2007:

    Art. 3o Para os fins deste Decreto e do seu Anexo compreende-se por:

     I - Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição;


    Acho que o erro está em limitar à tradição ancestral.

  • QUESTÃO Desatualizada! 

     

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    "A população tradicional é a população que exista numa área antes da criação da unidade de conservação, cuja existência seja baseada em sistemas sustentáveis de exploração de recursos naturais, desenvolvido ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais". GARCIA, Leonardo de Medeiros; THOMÉ, Romeu. Coleção leis especiais para concursos. Direito Ambiental, 9. ed.

    Art. 2º, inciso IV, da Lei 13.123, de 20 de maio de 2015: "IV - comunidade tradicional - grupo culturalmente diferenciado que se reconhece como tal, possui forma própria de organização social e ocupa e usa territórios e recursos naturais como condição para a sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição;".

  • (...) práticas gerados e transmitidos pela tradição E NÃO POR tradição ancestral.

    .

    "ANCESTRAL" é condição de p/ sua reprodução: "(...) usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica"

    .

    Art. 3º, decreto n.º 6.040/2007.

    "up the irons"!

  • gente e claro que a questão esta desatualizada a prova e de 2014 e a lei nova e de 2015.

  • GABARITO OFICIAL: ERRADA

    ATENÇÃO!!!

    QUESTÃO DESATUALIZADA

  • DECRETO Nº 6.040/2007 
    Art.  1º    Fica  instituída  a  Política  Nacional  de  Desenvolvimento  Sustentável  dos  Povos  e  Comunidades 
    Tradicionais - PNPCT, na forma do Anexo a este Decreto.  


    Art. 2º  Compete à Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais 
    - CNPCT, criada pelo Decreto de 13 de julho de 2006, coordenar a implementação da Política Nacional para o 
    Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. 


    Art. 3º  Para os fins deste Decreto e do seu Anexo compreende-se por: 
    I - Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que 
    possuem  formas  próprias  de  organização  social,  que  ocupam  e  usam  territórios  e  recursos  naturais  como 
    condição  para  sua  reprodução  cultural,  social,  religiosa,  ancestral  e  econômica,  utilizando  conhecimentos, 
    inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição

  • DECRETO 6040/2007                    

       Art. 3o  Para os fins deste Decreto e do seu Anexo compreende-se por:

                            I - Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição;

  • O gabarito é ERRADO.

     

    Nos termos do artigo 3º, inciso I do Decreto 6.040/2007, são considerados povos e comunidades tradicionais os grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

     

    São exemplos de comunidades tradicionais as comunidades quilombolas e as comunidades indígenas tradicionais, ou seja, não integradas à sociedade moderna e que exercem e reproduzem suas tradições. A questão está mal formulada, porque, em outras palavras, é isso o que assevera a assertiva, ainda que de forma incompleta.

     

    Mas como a questão fez menção aos grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais e que utilizam formas próprias de organização social, a banca examinadora deliberou alterar o gabarito para errado. O correto seria anular a questão. Eis a justificativa da banca:

     

    Faltam elementos para correta conceituação de povos e comunidades tradicionais. Portanto, opta-se pela alteração do gabarito do item.

    Professor Jean Claude Tec Concursos

  • ERRADO

    A reprodução é cultural, social, religiosa, ancestral e econômica e é transmitida pela tradição. 

    -

    A reprodução é que é ancestral. 

  • Faltam elementos para correta conceituação de povos e comunidades tradicionais.

    Povos e Comunidades Tradicionais = grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social

     

  • Galera, cuidado ao comentar aqui, a questão NÃO ESTÁ DESATUALIZADA!

    O decreto continua em vigor, inclusive, cai no concurso do MPU 2018. 

    A lei que vocês se referem que, supostamente teria substituído o decreto, apenas reproduziu o conteúdo do conceito de povos e comunidades tradicionais, não revogando o decreto em questão. 

    Gabarito errado, ao meu ver pelo conceito estar incompleto e serem necessários todos os elementos citados no art. 3 para caracterização de povos e comunidades tradicionais.

    " I - Povos e Comunidades Tradicionais: (1) grupos culturalmente diferenciados e (2) que se reconhecem como tais, (3) que possuem formas próprias de organização social, (4) que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, (5) utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição".

  • Art. 3º Para os fins deste Decreto e do seu Anexo compreende-se por:

     

    I - Povos e Comunidades Tradicionais: 

     

    (1) grupos culturalmente diferenciados e 

     

    (2) que se reconhecem como tais, 

     

    (3) que possuem formas próprias de organização social, 

     

    (4) que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, 

     

    Questão: (...) que ocupam e utilizam recursos naturais e territórios para a reprodução de sua cultura, religião, economia e sociedade, fazendo uso de práticas transmitidas por sua tradição ancestral. (errado) 

     

    (5) utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição".

  • A QUESTÃO PEDE COM BASE NO decreto n.º 6.040/2007.

    NÃO ESTÁ SE REFERINDO A OUTRA LEI, NÃO ESTÁ DESATUALIZADA.

  • ERRADO

    DECRETO Nº 6.040/2007 

    Art. 3o  -I - Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição;

     

    ---> "fazendo uso de práticas transmitidas por sua tradição ancestral."

  • Pior que uma banca dessas são os que ainda tentam justificar a sac4nagem.