SóProvas


ID
1502077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com a NBR 5410:2004, as dimensões internas dos eletrodutos e de suas conexões devem permitir que, após montagem da linha, os condutores possam ser instalados e retirados com facilidade. Considere uma instalação elétrica predial interna à edificação que contém em seu projeto um trecho contínuo e retilíneo de tubulação com possibilidade de colocação de caixa intermediária, caso necessário.

Para essa situação, segundo a referida norma, qual o comprimento máximo, em metros, permitido para o trecho contínuo e retilíneo de tubulação?

Alternativas
Comentários
  • 6.2.11.1.6 As dimensões internas dos eletrodutos e de suas conexões devem permitir que, após montagem da linha, os condutores possam ser instalados e retirados com facilidade. Para tanto:
    a) a taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal do eletroduto, não deve ser superior a:
    - 53% no caso de um condutor;
    - 31% no caso de dois condutores;
    - 40% no caso de três ou mais condutores;
    b) os trechos contínuos de tubulação, sem interposição de caixas ou equipamentos, não devem exceder 15 m de comprimento para linhas internas às edificações e 30 m para as linhas em áreas externas às edificações, se os trechos forem retilíneos. Se os trechos incluírem curvas, o limite de 15 m e o de 30 m devem ser reduzidos em 3 m para cada curva de 90°.