SóProvas


ID
1506037
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A forma de dividir as tarefas entre os departamentos de uma organização depende de “critérios de departamentalização”.

Com relação a esses critérios, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C) 

    Departamentalização por Produto

    Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.

    Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.

    Um caso prático é o da empresa GE (General Electric), que fabrica desde turbinas de avião até lâmpadas e equipamentos médicos. Como cada produto é muito diferente, e suas cadeias de suprimento e de distribuição são diversas, faz mais sentido dividir os departamentos por tipo de produto.10

    Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de uma maneira mais adequada.

  • GABARITO: C

    Departamentalização por produtos ou serviços

    Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.

    Se uma empresa produz o produto X, que exige a realização das atividades A, B, C e D em sua produção, ela deve reunir todas estas atividades em um mesmo departamento do produto X. Assim, tudo o que envolve a produção deste produto estará interligada e em constante contato nesta área da empresa. Facilitando a aplicação de tecnologias, máquinas, equipamentos, conhecimento, mão-de-obra etc.

    Vantagens da Departamentalização por produtos ou serviços

    Entre as vantagens desta modalidade de departamentalização, está o fato de o gerenciamento e a coordenação serem concentrados em departamentos específicos. Assim, como o foco é o produto/serviço, os departamentos são cobrados pelo desempenho de cada item, aumentando a responsabilidade dos envolvidos, incentivando um maior empenho das equipes de trabalho.

    A departamentalização por produtos também facilita a inovação, uma vez que reúne as equipes correlatas e as concentra em pesquisas e desenvolvimento específicos para cada produto. Esta vantagem é um dos principais motivos que levam algumas organizações a trocarem a departamentalização funcional pela por produtos/serviços.

    Desvantagens da Departamentalização por produtos ou serviços

    Talvez uma das maiores desvantagens deste modelo seja a baixa interação entre os departamentos, dificultando a comunicação e a troca de experiências entre as equipes de trabalho. Pode fazer também com que as pessoas foquem mais em suas especialidades do que no objetivo geral da organização.

    Este modelo possui uma abordagem mais introspectiva, fazendo com que os trabalhadores e gestores fiquem mais voltados para os acontecimentos internos à empresa, dificultando suas percepções sobre o ambiente externo e suas mudanças.

    http://www.sobreadministracao.com/tipos-de-departamentalizacao-por-produtos-ou-servicos/

  • A questão versa sobre estrutura organizacional.

    A banca pede o item incorreto em relação aos tipos de departamentalização.

    Em relação ao tema, o autor Oliveira (2019) traz a seguinte definição:

    "Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais."

    De acordo com o autor, os tipos de departamentalização são os seguintes:

    • Departamentalização por quantidade.
    • Departamentalização funcional.
    • Departamentalização territorial ou por localização geográfica.
    • Departamentalização por produtos ou serviços;
    • Departamentalização por clientes;
    • Departamentalização por processos;
    • Departamentalização por projetos;
    • Departamentalização matricial; e
    • Departamentalização mista.

    De acordo com Chiavenato (2014), são tipos de departamentalização: por funções, por produtos ou serviços, geográfica, por clientela, por processos e por projetos.

    Com base nisso, julgaremos as assertivas:

    A) CorretoA departamentalização territorial, regional ou por localização geográfica busca a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com o lugar em que o trabalho será desempenhado.

    B) CorretoNo critério de departamentalização por projetos usa-se a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos que por usa vez, são temporários. Chiavenato, 2014)

    C) IncorretoA departamentalização por cliente "envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado." (Chiavenato, 2014). A alternativa descreveu o critério por "produto".

    D) CorretoA departamentalização por funções pressupõe que a atividades que guardam similaridade entre si, ou seja, interdependentes, devem ser agrupadas.

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014

    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, Organização e Métodos. 21 edição. Atlas. 2019

    GABARITO: LETRA C