-
Competências essenciais: são as competências básicas e fundamentais para o sucesso de uma organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. Correspondem àquilo que cada organização sabe fazer melhor do que ninguém, Cada organização precisa identificar e localizar as competências essenciais capazes de levá-la ao sucesso. São fundamentais para a eficácia organizacional.Competências organizacionais: são as competências relacionadas com a vida íntima da organização. Correspondem ao modus vivendi da organização, à sua cultura corporativa, como a organização se estrutura e organiza para realizar o trabalho organizacional. Referem-se ao aparato interno por meio do qual a organização se articula e se integra para poder funcionar.Competências pessoais: são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização.Correta: A
-
I - Correta > Competências Essenciais.
II - Correta > Competências Essenciais
III - Errada > As competências ORGANIZACIONAIS dão a base e a sustentação das quais dependem as competências ESSENCIAIS.
IV - Errada > Quando a competência se concentra em uma única pesssoa então será COMPETENCIA INDIVIDUAL OU PESSOAL, e não caracteriza uma empresa criativa e dinâmica... para isto precisaria que várias pessoas exercessem competências essenciais na empresa.
V - Errada > São as competências individuais, onde cada um exerce melhor a função.
-
R ESPOSTA: A
Níveis de competências organizacionais
Competências essenciais São as atividades mais elevadas, do nível corporativo, e indicadas como a chave para a sobrevivência da empresa; é ponto de partida para definir a política e a estratégia a ser adotada e implementada em toda empresa;
Competências distintas São as atividades que os clientes reconhecem como elementos diferenciadores da concorrência, caracterizando assim, uma vantagem competitiva; ( O Diferencial).
Competências das unidades de negócio ou organizacionais Caracterizam-se como as competências e atividades essenciais esperadas de cada unidade de negócios da empresa; (é bom no que faz).
Competências de suporte Atividade imprescindível na organização. É necessária para apoiar e desenvolver o leque de competências essenciais da organização; (todos os setores fazerem a coisa certa).
Capacidades dinâmicas Capacidade de se adaptar às suas competências desenvolvidas ao longo do tempo. É diretamente relacionada aos recursos importantes para a empresa. (ser dinâmica adaptativa).
-
Apenas compementando meus caros e solicitos colegas.
A palavra competência é classificada em técnicas e em diferentes níveis, as técnicas são:
- Competência Interpessoais: são processos interpessoais, onde o ser humano é analisado pelo seu comportamento, suas habilidades e pela sua capacidade de cooperação, numa empresa.
- Competência Conceituais: o individuo é analisado pela sua criatividade, eficiência a solução de problemas e das habilidades de detectar as oportunidades e problemas potenciais.
A competência em diferentes níveis é caracterizada em:
- Competência Individuais: refere-se aos trabalhos pessoais, ou seja, como conjunto de conhecimento de cada individuo, colocando-se em prática suas habilidades e atitudes. É ligada a competência interpessoais.
- Competência Organizacional: são valores atribuídos às empresas, que proporciona vantagens competitivas, tendo-se a combinação de aptidões, e isso faz com que a clientela tenha nas mãos o poder de decisão.
-
Meu macete... consoante coment. do sidney eh:
Comp. ESsenciais -> EStratégicas
Comp. DIstintas - > DIferencial
Só tem um porém: se a banca usar Chiavenato... o macete cai por terra! heheh para este autor, a competência ESsencial que traz em seu conceito aquilo que cada organização sabe fazer melhor do que ninguém (o DIferencial).
Abs,
SH.
-
Fica fácil matar a questão quando se entende a competência essencial como resultado da integração entre competências funcionais, gerenciais e individuais; ou seja, baseada na comp organizacional como um todo. (não num setor, grupo ou individuo específico)
-
Olá,
Podemos observar nesta questão que os itens 1 e 3; 2 e 4 se correlacionam, respectivamente. Vejamos
"I. As competências essenciais são competências organizacionais que dependem de uma hierarquia de competências funcionais, gerenciais e pessoais."
"III. As competências essenciais dão a base e a sustentação das quais dependem as competências organizacionais."
Nestas duas a FCC quis tratar da hierarquia das competências. O correto é que as Competências Essenciais estão no topo da "pirâmide" seguidas das competências funcionais, gerenciais e pessoais.
Logo, a base das Essenciais (que estão no topo) são as outras. O que torna o item 1 CORRETO e o item 3 ERRADO
"II. As competências essenciais constituem um arranjo sistêmico e integrado de várias competências pessoais e grupais; são o resultado da sinergia do sistema."
"IV. Em certos casos, a competência essencial está embasada em uma só pessoa ou em uma única equipe; caracterizando as empresas mais criativas e dinâmicas."
Aqui, o foco da FCC foi na questão individual ou coletiva. Ficou claro que ela adota o pensamento de que a competência essencial é fruto de uma interrelação sistêmica e não só das características de uma só pessoa. O que torna, portanto, o item 2 CORRETO e o item 4 ERRADO
Porém, ainda teríamos que saber o item 5 para chegar à resposta. Este item, por sua vez, trata das competências individuais que todos os colaboradores devem possuir, variando-se quanto ao nível de exigência ou necessidade.
OBS: Não quis com este comentário falar de conceitos e doutrinas, mas sim de uma forma de analisar a questão.
abs
-
O que entendo na opção 5 é que se trata de competencia funcional, pois é sim requerida de todos os membros da instituição. O erro está no final do trecho, ao relatar que ela difere em exigência e necessidade de acordo com a função que o membro exerce no grupo. Pois a competencia funcional é exigivel e necessaria na mesma quantidade para todos os membros do grupo, numa relação sistêmica.