-
Resposta letra e)
Itens descritos na integra , conforme o Manual
-
Resposta certa: letra e)
No Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal o item 4.3 letra a) faz referência à alternativa I: "não se inicia período com algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal" Exemplo: Dezesseis anos era a idade da moça que trazia o céu nos olhos.
O item 4.3 letra b) faz referência à alternativa II: "Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados."
Exemplo: Mais de quinhentas pessoas compareceram à cerimônia de posse do Presidente da República, mas apenas 250 tinham sido convidadas. Destas, apenas vinte representavam Estados estrangeiros.
O item 4.3 letra f) faz referência à alternativa III: "Nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arábicos e o mês pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os três elementos são expressos em algarismos arábicos e aparecem separados por hífen ou barra."
Exemplo: 14 de março de 1997; 5 de julho de 1995; 12 de outubro de 1984; 1º de maio de 1999; 13-12-41; 27/1/92.
-
Não concordo que o item II esteja correto, tendo em vista que este é o "modelo" a ser utilizado apenas em textos TÉCNICOS. O próprio manual menciona que:
i)No caso de minuta de proposição legislativa, deve-se grafar sempre por extenso toda e qualquer referência a número e percentual.
ii)Na hipótese da elaboração de discursos e outros textos destinados à leitura em voz alta, a grafia dos numerais é balizada, sobretudo, pelo critério da
melhor visualização para o leitor/orador. - Creio que este ponto não entre no mérito da questão uma vez que ela menciona ao final: "palavras veiculadas", porém fica como ensinamento...
Como a questão deixou aberta o tipo de texto, não se pode generalizar a forma de escrita...
abs!
-
Então a regra de grafia de numerais do Manual do Senado é diferente dos melhores manuais de redação (Folha, Estadão etc). Neles, o correto é o seguinte:
1 - De um a dez, escreva os números por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos: dois amigos, seis operadores, 11 jogadores, 18 pessoas. Exceção: cem e mil.
2 - Proceda da mesma forma com os ordinais: primeira hora, terceiro aniversário, 15.ª vez, 23.º ano consecutivo
(Manual de Redação do Jornal O Estado de São Paulo)
Portanto, você que trabalha com comunicação social, esqueça a regra mais usual e adote a do Manual do Senado, onde se escreve vinte e 21.
-
De
acordo com o Manual de
Elaboração de Textos do Senado Federal, "não se inicia período com
algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente
de ser cardinal ou ordinal" em textos técnicos; "grafam-se por
extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que
exigem mais de uma palavra para serem veiculados"; e "nas datas
escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arábicos e o mês
pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os três elementos são expressos em
algarismos arábicos e aparecem separados por hífen ou barra".
A resposta é correta.