SóProvas


ID
1550125
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Restaurar a operação de um sistema para recuperá-lo de um desastre e armazenar arquivos com baixa probabilidade de serem utilizados novamente são algumas das motivações para desenvolver um procedimento efetivo de backup.
Em relação às estratégias de backup, analise as afirmativas a seguir:

I - A deduplicação de dados é uma maneira eficiente de reduzir a quantidade de armazenamento, principalmente em relação a dados de backup e de arquivamento.
II - Backup incremental contém todos os arquivos modificados desde o último backup completo, possibilitando executar uma restauração completa somente com o último backup completo e o último backup incremental.
III - Quando a janela de backup é curta e a quantidade de dados a serem copiados é grande, a gravação do backup deve ser feita em fita magnética.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A deduplicação não deixa de ser uma compressão, porém a deduplicação usa uma abordagem mais simples (por consequência sem impactos significativos na performance) para economizar armazenamento sem perda sensível de performance. 


    Diferença entre Backup Diferencial e Incremental:

    - Backup Diferencial:

    O Backup Diferencial, é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução. Na realização de um restore, será então necessário último backup FULL, e o último backup Diferencial.


    - Backup Incremental:

    O backup Incremental, realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados. O restore do tipo de backup Incremental, será da seguinte forma, você deverá utilizar o último backup FULL, e em seguinda todos os backups depois do backup FULL (que são as alterações dos dias).


    fonte: http://fernandopsalmeida.blogspot.com.br/2011/11/backup-diferencial-e-backup-incremental.html

  • I - Certo

    II - Este é o DIFERENCIAL. Pra fazer o restore apenas o último FULL e seu último respectivo DIFERENCIAL são necessários. No caso do Incremental, cada incremental gerado antes deve ser concatenado com o backup FULLIII - Com uma janela curta e ainda vai jogar pra FITA, vai é cagar com o tempo do backup. Melhor salvar em um dispositivo de Disco, e depois fazer o move/staging pra fita.
  • Segundo Manoel Veras (2009,p.254),"A deduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia."


    Somente a alternativa I - Correta
    fonte: 
    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS

  • II - Backup incremental NÃO contém todos os arquivos modificados desde o último backup completo, possibilita executar uma restauração completa com o último backup completo e TODOS OS backups incrementais.

    III - Quando a janela de backup é curta e a quantidade de dados a serem copiados é MENOR, a gravação do backup PODE ser feita em fita magnética.

  • I) ok;

    II) a primeira parte é Diferencial e a segunda Incremental;

    III) o armazenamento utilizado para essa solução é o disco. ( não é a fita);