-
I. A memória RAM (Random-Access Memory) é usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados. No entanto, todo o seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado.
II. A memória flash permite armazenar dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica. Graças a isso, a memória flash se tornou rapidamente a tecnologia dominante em cartões de memória e pen drives.
IV. As memórias secundárias não são voláteis e resolvem problemas de armazenamento de grandes quantidades de dados.
RESPOSTA : Letra B
-
A memória cache é um tipo de memória RAM, assim como está ela também é volátil, não sendo permanente.
-
"I. A memória RAM (Random-Access Memory) é usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados. No entanto, todo o seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado."
Questão equivocada. Não seria "todo o conteúdo que não foi salvo é perdido quando o computador é desligado?"
-
Iza Medeiros, acredito que não pois a memória é uma auxiliar do processador, ela guarda informações que ainda não foram processadas por ele. Logo, se há um desligamento, suas informações (da memória) são perdidas.
-
Analise: (alternativa B)
A memória cache é um tipo de memória RAM, assim como esta ela também é volátil, não sendo permanente. O III está errado porque afirma que a memória cache serve como um reservatório permanente de dados, e isso é falso, pois ao desligar o computador estes dados são perdidos.
-
A Memória Cache surgiu com o intuito de "desafogar" a Memória Principal, Memória RAM.
A Memória Cache é considerada como Memória Principal, ela está inserida dentro do Processador, auxiliando-o no Processamento de Dados.
Memória Secundária é o HD, que possui um espaço pré definido, que se chama de Memória Swap. A Memória Swap será utilizada quando a transmissão de dados for superior ao "volume" suportado pela Memória RAM.
Todas essas Memórias, a Memória Cache, a Memória Swap e a Memória RAM, não são consideradas como Memórias Permanentes, são consideradas como Memórias Voláteis, isso quer dizer, que uma vez que se desliga o computador, todas as informações contidas nessas Memórias serão apagadas.
-
III. A memória cache serve como um reservatório permanente (Opa! Não é permanente!) de dados com grande possibilidade de serem usados pelo processador. Dessa forma, o processador, primeiramente, verifica se a informação desejada encontra-se na memória cache, reduzindo, assim, a quantidade de vezes que o mesmo precisa buscar informações diretamente na memória principal.
A Memória Cache é volátil, pois os dados mais recentes vão substituindo os mais antigos. E, ao desligar a máquina, os dados são apagados imediatamente, como a RAM.
Telles, Reynaldo. (2015), Descomplicando a Informática Para Concursos. Niterói, RJ: Editora Impetus.
-
II. A memória flash permite armazenar dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica. Graças a isso, a memória flash se tornou rapidamente a tecnologia dominante em cartões de memória e pen drives.
Isso tá correto?
-
Paulo Emmanuel, acredito que a frase deveria ter apenas um complemento, pois imagino que o examinador quis referir-se à desnecessidade de energia elétrica, por parte da memória flash, para manter os dados armazenados.
-
A afirmação III é questionável. Afirma-se que o RESERVATÓRIO que é permanente, que de fato é, e não os dados contidos nesse "reservatório" que são permanentes. Usar o termo reservatório é muito fora do comum no meio da TI, mas mesmo assim não cabe estar errada a assertiva por esse motivo.
-
Paulo Emmanuel,
Sim está correto o item II pq ela é um tipo de memória ROM (não volátil).
- Flash: as memórias Flash também podem ser vistas como um tipo de EEPROM, no entanto, o processo de gravação (e regravação) é muito mais rápido. Além disso, memórias Flash são mais duráveis e podem guardar um volume elevado de dados. É possível saber mais sobre esse tipo de memória no artigo , publicado aqui no InfoWester;