SóProvas


ID
1572313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito da operação e manutenção de redes coletoras de esgoto sanitário e da operação de estações de tratamento de esgotos sanitários (ETE), julgue o item que se segue.


Para reduzir a deposição excessiva de sólidos em um trecho da rede coletora de esgoto, recomenda-se aumentar o diâmetro da tubulação com o objetivo de elevar a tensão trativa do escoamento nos horários de máxima contribuição.


Alternativas
Comentários
  • a tensão trativa é aumentada com a declividade (velocidade) e não com o diâmetro

    aumentar o diâmetro é reduzir o raio hidráulico, menor raio hidráulico é igual a menor tensão trativa

  • creio que se aumentar o diametro, a area molhada e o perimetro molhado nao se alterarão, logo o raio hidraulico permaneceria constante assim como a tensao trativa.

  • A Tensão Trativa ou Tensão de Arraste é definida como a Tensão Tangencial (ou Cisalhante), exercida pelo fluido sobre as paredes da canalização.

    http://www.deha.ufc.br/ticiana/Arquivos/Especializacao/Cariri/7_Sistemas%20de%20Esg%20Sanitario/Aula%20ESGOTO.pdf

     

    Bom estudo.

  • NBR 9649:1986

     

    A-7.9 Tensão trativa média


    σt =  ɣ *Rh* Io


    sendo:  ɣ = peso específico da água = 10.000 N/m3;

     

    Como disse nosso amigo Jack3d, de nada adianta aumentar o diâmetro se o volume de esgoto permanece inalterado na seção, ou seja, se não houver alteração na área molhada..

     

  • Galera, para seções circulares, o raio hidráulico é igual a D/4 (considerando escoamento em meia seção). Portanto, o raio hidráulico, que é calculado em função da relação entre área molhada e o perímetro molhado, tem seu valor variando  apenas em função do diâmetro da tubulação. 

     

    Portanto, essa questão de ele ser constante acho que é furada. Porém, não saberia responder, então, o porquê a assertiva está errada rs.

  • Estamos falando de esgoto, onde não temos uma seção de 100% da tubulação com esgoto.

    Pensando: ja temos solidos depositados no fundo, se almentarmos o raio, o esgoto vai se "espalhar" mais, vai correr como um "rio", sem arrastar os solidos. Logo, não vai almentar a tensão trativa.

  • Aumentando o diâmetro do tubo estamos aumentando também seu perímetro molhado mas sua área molhada continua a mesma, dessa forma o raio hidráulico (Rh = Am/Pm) diminui.

    A tensão tratativa (Tensão = Peso específico do líquido x Raio hidráulico x Declividade da tubulação) diminui se diminuirmos o raio hidráulico, logo, se aumentarmos o diâmetro do tubo o raio hidráulico diminui e a tração tratativa diminui também. Logo, "recomenda-se aumentar o diâmetro da tubulação com o objetivo de elevar a tensão trativa do escoamento nos horários de máxima contribuição" é uma assertiva errada.

    Caso estiver equivocado por favor me avisem.

  • Acredito que o pessoal está indo muito longe nas análises. Na minha opinião a questão é simples:

    Maior Velocidade = Maior tensão trativa

    Maior Diâmetro = Menor velocidade

    Portanto, Maior diâmetro = Menor velocidade = Menor tensão trativa.