-
Antes de tudo: ICMP não é um PortScan, ele nativamente não realiza varredura de rede. Algumas ferramentas implementam o protocolo ICMP para que ele verifique se conexões em dispositivos remotos se encontram ativos. É o caso do Nagios, ferramenta que suporta o monitoramento de múltiplos hosts e pode enviar alertas por e-mail para o administrador de rede.
O ICMP se encontra na camada de rede encapsulado diretamente no datagrama IP. Ele fica na parte de dados desse datagrama, portanto não necessita do uso do TCP ou UDP para que seu envio seja realizado.
-
Bom, nem todas as aplicações usam a camada de transporte, um bom exemplo é a ferramenta PING. É só lembrar que o pacote IP possui um campo chamado PROTOCOL, que dentre outros valores, pode assumir ICMP (1), TCP (6) or UDP (17).
Para quem ainda estiver em dúvida:
Ping does not use any transport layer protocols like TCP or UDP. It is a protocol which does not have a TCP or UDP header. ICMP does not use any port numbers unlike applications which use TCP or UDP. ICMP uses sequence numbers for tracking ICMP packets. When PC1 pings PC2, the ICMP header generated by PC1 would contain sequence number, which would be used to track the packet. So when PC2 generates the response, the sequence number would be used and not port numbers
Fonte: http://tcpipguru.com/what-port-does-ping-use/
-
Errado.
Lembrando que o protocolo ICMP é encapsulado dentro do protocolo IP.
-
Quem faz isso é o nmap.
-
O protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol - Protocolo de Mensagens de Controle de Internet) é um protocolo que permite gerenciar as informações relativas aos erros nas máquinas conectadas. Devido aos poucos controles que o protocolo IP realiza, ele não corrige estes erros mas os mostra para os protocolos das camadas vizinhas. Assim, o protocolo ICMP é usado por todos os roteadores para assinalar um erro, chamado de Delivery Problem ou, em português, Problema de Entrega.
Fonte: https://br.ccm.net/contents/267-o-protocolo-icmp
-
O ICMP, especificado no [RFC 792], é usado por hospedeiros e roteadores para comunicar informações de camada de rede entre si. A utilização mais comum do ICMP é para comunicação de erros. Por exemplo, ao rodar uma sessão Telnet, FTP ou HTTP, é possível que você já tenha encontrado uma mensagem de erro como “Rede de destino inalcançável”. Essa mensagem teve sua origem no ICMP. Em algum ponto, um roteador IP não conseguiu descobrir um caminho para o hospedeiro especificado em sua aplicação Telnet, FTP ou HTTP. O roteador criou e enviou uma mensagem ICMP do tipo 3 a seu hospedeiro indicando o erro.
Rede de Computadores pag 261 Kurose
-
O protocolo ICMP fica na camada de rede....impossível usar TCP ou UDP.
-
De forma mais clara:
ICMP é utilizado para comunicar a ocorrência de situações ANORMAIS na transferência de um pacote.
=>Pode gerar relatórios de erros à fonte original
=>Responde as consutas a respeito do estado das maquinas de rede e roteadores
=> Pertence ao protocolo IP ( ou seja, não usa o TCP ou UDP para fazer as consultas)
ICMP é igual o irmão fofoqueiro, buscando saber de situações anormais pra contar pra mãe.
-
ICMP ---> erro de roteador (camada de rede)
-
Lembrando que o ICMP fica na camada de rede do modelo OSI, mas no modelo Tcp ele fica na camada de internet
-
As mensagens do ICMP são encapsuladas em um datagrama IP. mesmo modo que quaisquer outros dados, elas estão sujeitas às mesmas falhas de entrega. ICMP não geram suas próprias mensagens de erro, caso ocorra uma falha na entrega de um datagrama.
-
ICMP Protocolo da Camada de Internet/Rede que é utilizado para comunicar a ocorrência de situações anormais na transferência de um datagrama, gerando relatórios de erros à fonte original
-
ICMP é encapsulado dentro do IP e ,portanto , fornece informações relativas ao IP. O icmp não é capaz de fazer a varredura na rede .
-
o ICMP é responsável por detectar erros nas transferências de IP.
Já para detectar qual máquina esta respondendo a requisição da rede é um serviço do protocolo WHOIS.
Gaba: ERRADO.
-
GAB E!
o protocolo ICMP é usado por todos os roteadores para assinalar um erro,!! Camada rede. não atuante com TCP nem UDP.
Uma vez que o protocolo ICMP é dinâmico e utiliza tanto os protocolos TCP e UDP da camada de transporte do TCP/IP, ele é capaz de fazer varredura de rede e detectar qual máquina está respondendo por requisições na rede.