SóProvas


ID
159031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de arquiteturas de aplicações cliente-servidor e para
a Internet, julgue os próximos itens.

Para recuperar-se de falhas que afetam transações, um SGBD pode manter um log, de modo a controlar as operações da transação que afetem valores dos itens do banco de dados. Quando de uma falha, o SGBD deve buscar, no log, as transações T com registro [start_transaction,T], mas que não tenham o registro [commit,T]. Essas transações serão revertidas (rollback), de modo a possibilitar que seus efeitos sejam desfeitos no banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Sem pegadinhas - Definição Perfeita.
  • Segundo Silberschatz essa técnica é a modificação imediata no banco de dados, que permite que as modificações sejam enviadas ao BD enquanto a transação ainda está no seu estado ativo. Na ocorrência  de uma falha, o sistema precisa usar o campo 'valor antigo' dos registros de log para restaurar os itens de dados (rollback) moficidados para o valor que tinham antes do início da transação; tarefa feita pela operação undo.


    Portanto, questão correta.


    Bons estudos.


    Referência:
    Sistema de Banco de Dados / A. Silberschatz, H. Korth, S. Susarshan. Elsevier, 2006.
  • Para complementar o conceito de recuperação.

    Se após a falha o SGBD localizar registro de Star e Commit, a transação será refeita(redo).

    fonte: Sistemas de Banco de Dados - Silberschatz, Korth e Sudarshan.

    Bons estudos.
  • Complemento nas palavras de Navathe

    Segundo Navathe(2011,p.507),"Se houver uma falha no sistema, podemos pesquisar de volta no log para todas as transações T que gravaram um registro [start_transaction, T] no log, mas ainda não gravaram seu registro [commit, T]. Essas transações podem ter de ser descartadas(rollback) para desfazer seu efeito sobre o banco de dados durante o processo de recuperação."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS- 6 EDIÇÃO 2011- NAVATHE

  • Certinho.

    Todas as alterações em uma transação ativa são gravados no log de UNDO (arquivo em memória estável), pois em caso de falha a transação poderá ser desfeita (desfeita pois ainda não foi dado COMMIT). Quando a transação for dado COMMIT, as alterações desta transação serão transferidos para uma outra área, também em memória estável (disco), chamado REDO. Nesta área, se houver alguma falha no banco, a transação poderá ser refeita.