SóProvas


ID
1611583
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

“Mulher, 55 anos, apresenta distúrbio de marcha e dormência nas pernas. Recebeu um diagnóstico de deficiência de vitamina B12. Ao analisar a lâmina do esfregaço sanguíneo dessa paciente no microscópio óptico, identificou‐se presença de corpúsculos de Howell‐Jolly, poiquilositose, macrositose e coloração normais das hemácias.” Assinale o tipo de anemia que esta paciente apresenta.

Alternativas
Comentários
  • Anemia megaloblástica resulta da inibição da síntese de DNA na produção de hemácias. Ocorre devido à deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. A deficiência de vitamina B12 por si só não causa a síndrome na presença de ácido fólico suficiente, o mecanismo é a perda de reciclagem de vitamina B12 dependente, seguida pela deficiência de folato e perda na síntese de ácidos nucleicos, levando a defeitos de síntese de DNA.Quando não causada pela hipovitaminose, a anemia megaloblástica pode ser causada por antimetabolitos que interferem diretamente na produção de DNA, como alguns agentes quimioterápicos (por exemplo, azatioprina ou trimetoprim).

    Caracterizada por glóbulos vermelhos grandes, imaturos e disfuncionais (megaloblastos) na medula óssea, pela presença de  neutrófilos hipersegmentados, além da presença de corpúsculos de Howel Jolly nas hemácias.

  • os corpúsculos de Howell-Jolly podem também ser encontrados nas hemácias de pacientes com anemia falciforme, bem como nas anemias hemolíticas e megaloblástica