SóProvas


ID
1625710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A respeito de sistemas de governo, governabilidade, relação entre poderes e intermediação de interesses, julgue o próximo item.

Ao passo que o presidencialismo tem duas fontes de legitimidade democrática, o parlamentarismo tem uma única fonte.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA! As fontes de legitimidade no presidencialismo são o Presidente e o Parlamento, ambos eleitos diretamente. Já no parlamentarismo apenas o Parlamento é eleito diretamente, ou seja, há apenas uma fonte de legitimidade democrática. Fonte: ponto dos concursos.

  • No Presidencialismo, existem duas fontes de legitimidade democrática: o Presidente e a Assembléia, ou seja, trata-se de um regime dual.
    Por outro lado, o regime Parlamentarista é monista, pois existe uma única fonte de legitimidade democrática: o Parlamento.

  • Gabarito: CORRETO
     

    No presidencialismo, existem duas fontes de legitimidade democrática: o presidente e a assembleia, ou seja, trata-se de um regime dual. Por outro lado, o regime parlamentarista é monista, pois existe uma única fonte de legitimidade democrática: o parlamento. Assim, o item está correto, pois o sistema presidencialista possui duas fontes de legitimidade democrática (presidente e assembleia) e o parlamentarismo uma única fonte (o parlamento).

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS



    FORÇA E HONRA.

  • Comentários:

    No presidencialismo, existem duas fontes de legitimidade democrática: o presidente e a assembleia, ou seja, trata-se de um regime dual. Por outro lado, o regime parlamentarista é monista, pois existe uma única fonte de legitimidade democrática: o parlamento.

    Assim, o item está correto, pois o sistema presidencialista possui duas fontes de legitimidade democrática (presidente e assembleia) e o parlamentarismo uma única fonte (o parlamento).

    Gabarito: Certo

  • Desculpem a discordância, entretanto, tenho que dizer que o sistema parlamentarista é extremamente diversificado, não havendo, portanto, uma definição clara se se trata definitivamente de uma fonte dualista ou monista. Na Rússia os poderes do presidente é limitado colocando-o basicamente apenas como representante da república, quase como um chanceler, assim também ocorre em Portugal. Porém, na França o presidente e o primeiro ministro dividem as tarefas de administração do Estado, chamado até de semipresidencialismo.

  • Mas e nas Repúblicas parlamentarista em que o presidente tb é eleito por voto popular?

  • Mas e nas Repúblicas parlamentarista em que o presidente tb é eleito por voto popular?

  • Não entendi foi nada

  • Não entendi foi nada kkkkkkkkk!