SóProvas


ID
1663852
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A união do concreto simples com barras de aço forma o concreto armado que apresenta um bom desempenho mecânico desde que seja bem dimensionado e que apresente uma boa aderência entre estes componentes.
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas às propriedades mecânicas do concreto armado e assinale a única resposta correta.
I. No concreto armado o concreto resiste aos esforços de tração e as barras de aço resistem aos esforços de compressão.
II. Em uma viga biapoiada as barras de aço devem ser colocadas na região de máximo esforço de tração que corresponde a sua porção inferior.
III. O bom trabalho em conjunto da armadura de aço e do concreto se deve em parte ao fato de que ambos apresentam coeficientes de dilatação térmica praticamente iguais.

Alternativas
Comentários
  • LETRA-B

    O concreto e o aço são materiais complementares para resistir a esforços de compressão e tração, ou seja, o concreto resiste muito bem a compressão, mas a sua resistência a tração é cerca de 10% do valor da resistência a compressão, e o aço resiste muito bem a tração. Combinando os 2 materiais obtem-se um material excelente para resistir a esforços de tração e compressão combinados como no caso de flexão de vigas, flexo-compressão, etc. O aço deve ser colocado na posição correta para que resista ao esforço de tração onde ele atua. Por exemplo, em uma viga biapoiada com carregamento de cima para baixo, ela tende a curvar-se para baixo (embarrigar) e é nas fibras inferiores qu vai ocorrer a tração. Portanto o aço deve ficar na parte de baixo da viga para combater a tração ali exixtente. Já uma viga engastada ou com apoios intermediários (viga contínua), a tração ocorre na parte de cima do engaste e dos apoios intermediários e, portanto, o aço deve ser colocado em cima. Além disso, quando a seção de concreto não é suficiente para resistir a todo o esforço de compressão, o aço pode ser adicionado também a esta zona de compressão para ajudar o concreto a resistir a compresão. Tudo isto também é facilitado porque o coeficiente de dilatação do concreto e do aço são muito próximos, ou seja, quando uma peça de concreto armado se dilata, o concreto eo aço se dilatam juntos evitando trincas. Ou seja, um material foi feito para o outro, um casamento perfeito. É por isso que dizem que o concreto armado é o melhor amigo do Engenheiro

  • I. No concreto armado o concreto resiste aos esforços de compressão e as barras de aço resistem aos esforços de tração (elas também resistem bem à compressão).

    II. Em uma viga biapoiada as barras de aço devem ser colocadas na região de máximo esforço de tração que corresponde a sua porção inferior.

    III. O bom trabalho em conjunto da armadura de aço e do concreto se deve em parte ao fato de que ambos apresentam coeficientes de dilatação térmica praticamente iguais.