SóProvas


ID
1667059
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Linux Red Hat foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a configuração e tornar o uso do sistema mais transparente. Todas as ferramentas desenvolvidas pela equipe do Red Hat tinham seu código aberto, o que possibilitou o surgimento de muitas outras distribuições derivadas dele, incluindo o Mandrake (França), o Conectiva (Brasil) e o SuSE (Alemanha).

O Linux Red Hat é

Alternativas
Comentários
  • http://www.hardware.com.br/guias/entendendo-linux/familia-red-hat.html

  • Red Hat foi a 1ª distribuição a usar um sistema de gerenciamento de pacotes, onde cada programa incluído no sistema é transformado em um pacote compactado, que pode ser instalado através de um único comando. O sistema guarda as informações dos pacotes instalados, permitindo que possa removê-los completamente dp (sem deixar restos de bibli e chaves de registro, como no Win).

     

    Ao agrupar td os arquivos em um único pacote compactado e descompactá-lo no dir raiz do sistema, tem-se justamente um sistema rudimentar de pacote, a ideia evoluiu até chegar a ferramenta como o yum e o apt-get.

    O uso do gerenciamento de pct é uma das diferenças + visíveis entre o Linux e o Windows: neste, clica-se no executável do programa e é aberto um instalador; naquele, usa-se o gerenciador de pct p/ instalar.

     

    Desde 2003, a Red Hat concentrou seus esforços no público empresarial, desenvolvendo o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e vendendo pct com o sistema, suporte e atualizações.

     

    A partir daí, passou a ser desenvolvido o Fedora, combinando os esforços da equipe da Red Hat e de vários voluntários que passaram a contribuir com melhorias, documentação e suporte nos fóruns. O Fedora herdou a > parte dos usuários do Red Hat Desktop, tornando-se rapidamente uma das distribuições + usadas. Dp veio o Mandrake, que começou de uma forma modesta, como uma versão modificada do Red Hat, em 1998, cuja principal modificação foi a inclusão do KDE. O KDE e o GNOME são os 2 ambientes gráficos mais usados no Linux, dividindo a preferência dos usuários e das distribuições. Ambos rodam sobre o X, usando os recursos oferecidos por ele. O X cuida do acesso à placa de vídeo, teclado, mouse e outras funções básicas, enquanto o KDE ou GNOME cuidam da interface.

     

    O Conectiva foi a 1ª distribuição Linux nacional e por muito tempo foi 1 das + usadas por aqui, atendendo tanto usuários domésticos, quanto empresas. Em 2005, houve a fusão entre o Mandrake e o Conectiva, que deu origem ao atual Mandriva.O SuSE foi baseado no SLS (assim como o Slackware). Atualmente, o sistema possui muito + semelhanças c/o Fedora e c/o Mandriva do que com o SLS