-
E) Segundo DBTA (2005):
princípio da proveniência = Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo(1) produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
-
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: É o princípio fundamental da teoria arquivística. Assim, segundo esse princípio os arquivos devem ser
organizados respeitando a origem dos documentos, também chamados de FUNDOS dos documentos. Portanto, a partir
desse princípio que nasce a ideia de custodia territorial, ou seja, o arquivo deve ser mantido no território de origem.
Os documentos do mesmo Órgão devem ser arquivados juntos(princípio mais antigo).
Esse principio é didaticamente dividido em dois:
- Respeito aos fundos
- Respeito à ordem original
Gabarito E
-
A farinha esta para o bolo como o Principio da Proveniencia esta para o Arquivo.
-
Cara, o princípio da Proveniência é GENÉRICO, será SEMPRE resposta. Mas e quando outro princípio também relfete o enunciado? Como no caso da questão, da TERRITORIALIDADE, que diz respeito claramente ao CONTEXTO?
#anulação
-
Colega AVAGAÉMINHA, eu entendo seu comentário. Em diversas questões dá para encaixar o princípio da proveniência e isso acaba nos confundindo quando existem outras alternativas que também se encaixam. Mas esse não é o caso dessa questão. O princípio da territorialidade preconiza que os arquivos devem ser conservados no mesmo território no qual foram produzidos. Manter os arquivos no seu contexto histórico, jurídico e administrativo, como a questão afirma, não implica, necessariamente, a manutenção da territorialidade.
Essa é a minha opinião. Espero ter ajudado.
-
a) Cumulatividade - acúmulo natural
- arquivo é gerado a partir de cúmulos de doc
b) Unicidade - doc tem caráter único, independente de outro doc semelhante
c) Pertinência - classificação conforme o assunnto
d) Territorialidade - conservar o aquivo no território onde foram produzidos
e) PROVENIÊNCIA - gabarito
-
Errei a questão, acreditando ser o princípio da UNICIDADE, pois este princípio dispõe que os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do CONTEXTO em que foram produzidos. Portanto,manter os documentos nos CONTEXTOS (histórico, jurídico ou administrativo) em que foram produzidos, respeitaria o princípio da unicidade.
Questão confusa, indiquei para comentário.
-
2. Os arquivistas tratam, selecionam e mantêm os arquivos em seu contexto histórico, jurídico e administrativo, respeitando, portanto, sua proveniência, preservando e tornando assim manifestas suas interrelações originais.
-
O princípio da proveniência fixa a entidade do documento, relativamente ao seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e as utilidades da instituição ou pessoa legitimamento responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
http://principiosarquivisticos.blogspot.com.br/2011/11/principio-da-proveniencia.html
-
a) cumulatividade - acumulação natural, progressiva e orgânica dos arquivos.
b) unicidade - cada documento conserva seu caráter único e exclusivo.
c) pertinência ou temático - é o oposto do princípio da proveniência, pois não leva em conta a origem, reclassificando-o por assuntos (temas).
d) territorialidade - os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados.
e) proveniência GABARITO - os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, ser misturados aos de outras fontes.
-
Alguém pode dar um exemplo de caso que seria princípio da pertinência temática? Eu sempre confundo proveniência com pertinência. Obrigada.
Eu aplico a ideia de que se não fala que o fundo não interessa é pertinência. E se nada fala sobre essa restrição é proveniência
-
O Código de Deontologia tem o seguinte texto: "Os arquivistas tratam, selecionam e mantêm os arquivos no seu contexto histórico, jurídico e administrativo,
respeitando, deste modo, a sua proveniência, preservando e tornando assim explícitas as suas inter-relações
originais".
Gabarito do professor: Letra "E"
-
proveniência.