-
Tendência progressista libertadora
Papel da escola - Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que sua marca é a atuação "não-formal". Entretanto, professores e educadores engajados no ensino escolar vêm adotando pressupostos dessa pedagogia. Assim, quando se fala na educação em geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social. Tanto a educação tradicional, denominada "bancária" - que visa apenas depositar informações sobre o aluno -, quanto a educação renovada - que pretenderia uma libertação psicológica individual - são domesticadoras, pois em nada contribuem para desvelar a realidade social de opressão. A educação libertadora, ao contrário, questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica.
Portanto, gabarito ERRADO.
Bons Estudos!!!^^
-
Paulo Freire crítica a educação tradicional por ele chamada " Educação bancária". A educação Libertadora trabalha a realidade dos educandos ou seja uma educação para sua vivência.
-
Uma pegadinha e tanto: "de maneira que atenda às exigências do mercado" - "e visar à formação de indivíduos críticos.".
-
como sempre esta banca faz perguntas que no faz pensar.
-
A questão está ERRADA, haja vista afirmar que a EDUCAÇÃO LIBERTADORA, não apenas se encontra fundamentada na NEUTRALIDADE CIENTÍFICA, (...) EFICIÊNCIA e PRODUTIVIDADE, como também DEFENDE a reordenação do processo educativo, tendo em vista ATENDER AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO. Assim, percebe-se que os termos destacados não se aliam com a proposta Libertadora de Paulo Freire, tão somente indicam as características do TECNICISMO.
-
atender as exigências do mercado = tecnicismo
-
O item está errado porque aponta caracterisitcas da tendencia tecniscista e não da libertadora.
-
Tendencia Liberal tecnicista
-
Não existe currículo "Neutro" muito menos, Neutralidade Científica......
-
Essa a tendência tecnicista.
-
ERRADA!
de maneira que atenda às exigências do mercado