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ID
1687051
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ratio Studiorum consistiu em um plano geral de estudos, elaborado pela Companhia de Jesus e implantado em todos os colégios da Ordem dos Jesuítas.

Considere estas afirmativas. 

I – As ideias pedagógicas expressas no Ratio correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional.

II – O plano contido no Ratio era de caráter universalista, pois era adotado indistintamente por todos os Jesuítas em qualquer lugar em que estivessem.

III – O plano contido no Ratio era de caráter populista, pois atendia tanto aos filhos dos colonos quanto aos indígenas.

IV – Formaram-se pela obra educativa dos colégios jesuítas um número expressivo de grandes intelectuais como Descartes, Montesquieu e Rousseau.

Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, as considerações de Saviani (2008) sobre o Ratio Studiorum.

Alternativas
Comentários
  • I – As ideias pedagógicas expressas no Ratio correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional.

    Exatamente, é a pedagogia dos jesuítas e de todos os melhores sistemas de ensino europeus.

    II – O plano contido no Ratio era de caráter universalista, pois era adotado indistintamente por todos os Jesuítas em qualquer lugar em que estivessem.

    Exatamente, idem acima.

    III – O plano contido no Ratio era de caráter populista, pois atendia tanto aos filhos dos colonos quanto aos indígenas.

    Errado! Não tinha caráter populista, o ensino era especificado para cada grupo social que o iria absorver. Existiam 2 objetivos no Brasil: catequese dos silvícolas e ensino de Administração Pública (vide termos atuais) para os filhos dos colonos/elite.

    IV – Formaram-se pela obra educativa dos colégios jesuítas um número expressivo de grandes intelectuais como Descartes, Montesquieu e Rousseau.

    Exatamente, todos os prêmios nobel e grandes intelectuais passaram por universidades que tinham os métodos do ensino do Ratio Studiorum durante os séculos XVI até o século XX.

    http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Comunicacao_Oral/Trabalhos_Completos/Ana_Toyshima_e_Gilmar_Montagnoli_e_Celio_Costa.pdf

    https://run.unl.pt/bitstream/10362/10952/1/Tese%20-%20Ratio%20Studiorum.pdf

    https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/LWXIVPILABYH.pdf

    https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/PLOKUTLTELNB.pdf

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200010

    http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a11.pdf

    http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_ratio_studiorum.htm

    https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2361/6652.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • Os itens da questão estão corretos ao afirmar que “as ideias pedagógicas expressas no Ratio correspondem ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional”; que “o plano contido no Ratio era de caráter universalista, pois era adotado indistintamente por todos os Jesuítas em qualquer lugar em que estivessem”; e que “formaram-se pela obra educativa dos colégios jesuítas um número expressivo de grandes intelectuais como Descartes, Montesquieu e Rousseau”. O único incorreto é o item III. Vejamos. O plano contido no Ratio era de caráter populista, pois atendia tanto aos filhos dos colonos quanto aos indígenas. Essa afirmação está errada porque não havia caráter populista na educação jesuítica, mas sim caráter elitista. A educação visava a instrução da classe dominante, para os indígenas e para o povo restava apenas a catequização (ensino da doutrina católica).

    GABARITO: alternativa “E”

  • A assertiva III está incorreta. O plano contido no Ration Studiorion era extremamente eletista, isto é, excluía os indígenas.

    A alternativa correta é a E).