SóProvas


ID
1689271
Banca
IBFC
Órgão
Docas - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

 Quanto aos tipos de Backup, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta (de cima para baixo): 

( ) No backup incrementai, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo (full) são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é maior, e o tempo para restauração dos dados é menor.

( ) No backup diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde a última execução do backup são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é menor, e o tempo para restauração dos dados é maior. 


Alternativas
Comentários
  • O Backup Diferencial, é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução.

    Na realização de um restore, será então necessário último backup FULL, e o último backup Diferencial.


    O backup Incremental, realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados.

    O restore do tipo de backup Incremental, será da seguinte forma, você deverá utilizar o último backup FULL, e em seguida todos os backups depois do backup FULL (que são as alterações dos dias).


    fonte: http://fernandopsalmeida.blogspot.com.br/2011/11/backup-diferencial-e-backup-incremental.html

  • Os principais backups são os completos, incrementais e diferenciais.

    Resumão para saber diferenciar cada um:

    Primeiro precisamos saber o que é backup: é a cópia de segurança dde dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

    Backup coMpleto: O nome já diz tudo, faz um backup de tudo na máquina.

    Backup increMental: Marca o que já foi armazenado desde o último "Backup completo" e só vai armazenando os conteúdos novos que forem aparecendo a cada dia.

    [Por exemplo: Segunda você fez um backup completo  / terça você faz um increMental (TER) dos arquivos novos da terça / quarta você faz outro incremental (QUA) só para os arquivos os arquivos da quarta / quinta você faz outro (QUI) só para os arquivos da quinta... e assim por diante.] Obs: É rápido porque só salva o conteúdo novo daquele dia.

    Backup diferencial: NÃO marca o que já foi salvo desde o último "Backup completo" e segue armazenando tudo novamente (dia após dia).

    [Por exemplo: Segunda você fez um backup completo / terça você faz um difereNciado (Ter) / quarta (QUA) você faz outro diferenciado (ou seja, junta os arquivos da terça e da quarta: TER + QUA) / quinta outro diferenciado (salva a quinta e os anteriores novamente: TER + QUA + QUI) / e assim por diante...] Obs: É demorado porque tem que salvar tudo de novo todo dia (o conteúdo velho e o novo).

    Alternativa D

    Agora é só correr para o abraço

    Avante!

  • recuperação e armazenamento do backup respectivamente:

    incremental:lenta e rápido

    diferencial:rápido e lenta.

  • Backup Incremental

     

    Nesse tipo de Backup, só serão copiados os arquivos que possuem o atributo de arquivamento marcado, ou seja, só serão copiados os arquivos que foram criados ou modificados desde o último Backup.

    Depois de o processo ser concluído, os arquivos em questão terão seus atributos de arquivamento desmarcados, indicando que eles passaram pelo Backup e não precisam ser copiados no próximo.

    O Backup Incremental leva menos tempo que o Backup Noraml e resulta em menos mídias (discos ou fitas) usadas porque não copia todos os arquivos selecionados.

     

    Backup Diferencial - Só serão copiados os arquivos que possuem o atributo de arquivamento marcado, ou seja, apenas os arquivos que foram criados ou modificados desde o último Backup Normal. Mas, após serem copiados pelo Backup Diferencial, os arquivos não têm seus atibutos de arquivamento desmarcados.

     

     

    Fonte: Joao Antonio

  • LETRA D CORRETA 

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

     

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

  • os conceitos do backup incremental e diferencial foram INVERTIDOS na questão. 

  • Obrigada Luiz Felipe. ótima explicação!

     

    #Rumo a Posse!

  • -FALSO: O incremental realiza 1 backup completo, desliga o bit arquivo. Depois copia apenas os arquivos novos. Obviamente que, em termos de tempo por dia, o backup é mais rápido. Mas pra restaurar os dados leva mais tempo, já que ele fica salvo em vários arquivos. 
     

    -FALSO: O backup diferencial não desliga o bit arquivo. Isso faz com que leve mais tempo pra realizar, mas pra restaurar é mais rápido, já que só é necessário recuperar o último backup feito (e não todos, como ocorre no incremental)

  • BACKUP INCREMENTAL = MARCA como arquivo que passou por backup, SÃO DESMASCARADOS. Necessita de MENOS ESPAÇO p/ armazenamento.

     

    BACKUP DIFERENCIAL = NÃO MARCA como arquivo que passou por backup, NÃO SÃO DESMASCARADOS. Necessitada de MAIS ESPAÇO p/ armazenamento.

  • A explicação de Luiz Felipe foi mais didática! Muito bom!

  • Tempo: diferencial é mais lento do que o incremental

  • O backup diferencial não desliga o bit arquivo. Isso faz com que leve mais tempo pra realizar, mas pra restaurar é mais rápido

     

    Incremental realiza 1 backup completo, desliga o bit arquivo demonstrando que foi realizado o backup.

     Depois copia apenas os arquivos novo

    É mais rápido para realizar. Mas pra restaurar os dados leva mais tempo, já que ele fica salvo em vários arquivos. 

  • Formas de Backup 

     

    Normal ou completo (ou FULL) : Copia todos os arquivos e pastas para a mídia de backup, desmarcando o atributo archive. O backup anterior será descartado para dar lugar a um novo backup full. Nesse modelo, todos os dados sempre são copiados a cada execução do backup.

     

    VANTAGENS: Esse é o modelo mais simples e direto. Ele sempre dá a certeza de que todos os dados estarão presentes, no caso de precisar contar com as cópias em uma restauração.

     

    DESVANTAGENS: Todo o banco de dados é sempre copiado. Isso pode ser irrelevante para uma pequena quantidade de dados, mas, à medida em que a base de dados cresce, tanto o backup quanto a restauração se tornam mais e mais demorados.

     

    Cópia : Copia todos os arquivos e pastas, porém não desmarca o atributo archive. 

     

    Obs.: O backup completo (mais lento) vai copiar todos os arquivos, o backup incremental (em termos de lentidão) só no pior caso ( todos os arquivos serem alterados ) faria uma copia de todos os arquivos.

     

    Diferencial : O backup diferencial é parecido com o incremental, pois aplica as alterações executadas após um backup full. Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal (ou completo). Esse tipo de backup não desmarca o atributo archive. Possibilita executar uma restauração completa somente com o último backup completo e o último backup diferencial. Para se executar uma restauração, basta utilizar o último backup full, seguido do último backup diferencial.

     

    VANTAGENS: A vantagem principal é ter menos arquivos pra restaurar, já que não se aplicam vários arquivos na restauração, apenas o full e o último diferencial. Ele gera menos tráfego de rede do que o full, e é menos complexo que o incremental.

     

    DESVANTAGENS: O tempo de recuperação pode se tornar um pouco maior do que quando se utiliza o modelo incremental.

     

    Incremental : Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup - seja o completo, diferencial ou incremental. Em primeiro lugar, executa-se um backup fullseguido de diversos backups incrementais. Esse tipo de backup desmarca o atributo archive.  Se houver alterações nos dados, somente elas serão copiadas.

     

    VANTAGENS: A rapidez para cópia dos incrementais é o maior benefício, pois somente dados alterados ou novos são adicionados ao último backup executado. Essa opção diminui o tempo do processo e um eventual consumo de link de rede ou internet.

     

    DESVANTAGENS: Exige maior domínio por parte do agente responsável, visto que é preciso ter controle sobre o catálogo dos backups executados. Além disso, a restauração é mais lenta, pois é preciso primeiro restaurar o último backup full, seguido da sequência de incrementais até o último realizado.

     

    O que seria marcar ou desmarcar esse atributo ?

     

    É simples, cada arquivo possui uma flag informando se esse arquivo já participou do backup. Com base na marcação ou não dessa flag, os tipos de backup se comportam de forma diferente.

  • O incremental marca como já tendo sido copiado, logo o espaço é menor pois não repetirá os arquivos.

    O diferencial não marca, e portanto o espaço precisa ser maior já que os arquivos serão copiados novamente.

  • LETRA D

    #PMSE

  • GABARITO D

    DIFERENCIAL: - copia todos os arquivos diferentes do backup completo. De um modo mais fácil de entender, se foi feito um backup completo no domingo e foi definido o backup diferencial, ele copiará os arquivos alterados na segunda-feira, no entanto, como copia tudo o que foi alterado desde o completo, quando for fazer o backup na quarta-feira, copiará os de segunda, terça e quarta.

    - não desmarca o atributo arquivo

    - RESTAURAÇÃO DO BACKUP DIFERENCIAL = completo + último diferencial (MAIS RÁPIDO)

     

    INCREMENTAL - copia todos os arquivos que forem diferentes do último backup incremental. Digamos que no domingo foi feito um backup completo, na segunda foi feito um incremental, na terça outro incremental. Quando chegar na quarta-feira, ele olhará para o último, ou seja, o de terça, e só copiará o que for diferente deste.

    - desmarca o atributo arquivo

    - RESTAURAÇÃO DO BACKUP INCREMENTAL = completo + todos os incrementais (MAIS LENTO)

    bons estudos

  • Questão de nível médio sobre os procedimentos de backup, pois exige um maior nível de conhecimento do candidato. Esse é um assunto que costuma ser cobrado em concursos no assunto de segurança da informação.

    A primeira afirmativa é falsa porque a descrição feita refere-se ao backup diferencial.

    A segunda afirmativa também é falsa porque a descrição feita refere-se ao backup incremental. Assim, as duas definições estavam simplesmente trocadas.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Incremental*

  • BACKUP NORMAL( FULL)

  • Incremental -> acrescenta apenas os novos arquivos no backup. Recuperação lenta e armazenamento rápido.

    Diferencial -> acrescenta os arquivos do dia e do dia anterior no backup. Recuperação rápida e armazenamento lento.