SóProvas


ID
1714627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Conforme a proposta do PMBOK (5.ª edição), julgue o item que se segue, relativo a conceito, gerenciamento e ciclo de vida de projetos. 

No ciclo de vida de um projeto típico, à medida que o tempo avança, os riscos e as incertezas crescem, ainda que os custos das mudanças tenham tendência de queda conforme o projeto vai sendo finalizado.


Alternativas
Comentários
  • Conceitos invertidos. Riscos e incertezas tendem a diminuir, enquanto custo de mudança tende a aumentar.

  • Assertiva ERRADA. 
    Os riscos e incertezas tendem a diminuir pois o gerenciamento de riscos reduz as ameaças no decorrer do projeto e aumenta as oportunidades. 
  • Gabarito ERRADO.

     

    Imagine alterar, um detalhe que seja, em um projeto que esta "quase" finalizado? A probalidade do custo ser mais alto é muito grande.

     

    "As características e circunstâncias específicas do projeto podem influenciar as restrições nas quais a equipe de gerenciamento do projeto precisa se concentrar. Esses fatores estão relacionados de tal forma que se algum deles mudar, pelo menos um outro fator provavelmente será afetado. Por exemplo, se o cronograma for abreviado, muitas vezes o orçamento precisará ser aumentado para incluir recursos adicionais a fim de concluir a mesma quantidade de trabalho em menos tempo. Se não for possível um aumento no orçamento, o escopo ou a qualidade poderão ser reduzidos para entregar o produto do projeto em menos tempo, com o mesmo orçamento. As partes interessadas no projeto
    podem ter idéias divergentes sobre quais fatores são os mais importantes, gerando um desafio maior ainda. A mudança dos requisitos ou objetivos do projeto pode criar riscos adicionais. A equipe do projeto precisa ser capaz de avaliar a situação, equilibrar as demandas e manter uma comunicação proativa com as partes interessadas a fim de entregar um projeto bem sucedido."

     

    Fonte: PMBOK 5ª edição (pág. 33)

     

     

  • A relação sequencial é aquela na qual uma fase só se inicia quando a fase anterior estiver terminada. Trata-se de uma forma de reduzir incertezas no gerenciamento de projetos, mas que acaba com a possibilidade de reduzir o cronograma. É como se, na reforma da sua casa, você estabelecesse que a reforma dos quartos só será feita quando a reforma da sala estiver completa, e assim sucessivamente.

     

     A relação sobreposta estabelece que uma fase tenha inicio antes da fase anterior acabar. É como se a reforma dos quartos devesse começar antes da reforma da sala terminar, no exemplo que estamos usando. É uma forma de comprimir o cronograma de execução chamada de paralelismo, que pode reduzir o tempo de execução. Apesar disso, ela pode “aumentar o risco e resultar em retrabalho caso uma fase subsequente progrida antes que informações precisas sejam disponibilizadas pela fase anterior” (Guia PMBOK 5ª Ed, p.43).

     

    Ciclo de vida preditivo: é quando a evolução do projeto e suas fases é inteiramente planejada o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto, se organizando através de uma série de fases sequenciais ou sobrepostas previstas desde o início. Geralmente o trabalho de cada fase é diferente, exigindo diferentes habilidades da equipe, conforme o projeto avança.

     

     Ciclos de vida iterativos e incrementais: neles, as fases do projeto repetem atividades de projetos de forma intencional, à medida que a compreensão do projeto avança. É como se cada fase do projeto fosse um projeto completo, onde as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos são desempenhadas. Não há planejamento prévio das fases do projeto, pois há um escopo geral para o projeto, mas o detalhamento é feito conforme se avança com as iterações (as fases). Deve haver cuidado no gerenciamento das mudanças do escopo assim que o trabalho se inicia.

     

     Ciclos de vida adaptativos: são projetados para reagir a elevados níveis de mudança e envolvimento contínuo dos stakeholders. São iterativos e incrementais, mas com iterações rápidas (de 2 a 4 semanas) e recursos fixos. Geralmente há vários processos em cada iteração, mas as primeiras podem se concentrar mais no planejamento. Geralmente se prefere este tipo de ciclo de vida quando o ambiente muda rapidamente, quando os requisitos e escopo são difíceis de definir antecipadamente, e quando é possível definir pequenas melhorias incrementais que entregarão valor às partes interessadas.

  • Riscos e incertezas crescem à medida que o tempo avança???

     

    Não faz sentido isso. 

     

    Gabarito errado

  • Correto: Riscos  tendem a diminuir conforme o projeto se aproxima do encerramento(medida que o tempo avança)    PMBOOK 5 ed pág 27 .Pos isso que a questão está  errada ao afirmar que crescem.

    Não confundir :

    Pag 30 Correto: no inicio  das fases de (iniciação, planejamento e execução )as chances de riscos  aumentam ,mas  impacto dos riscos  é  maior durante os últimos  processos.Custos ( e numero de participantes) tendem a diminuir , pois n será necessário tanta equipe p realizar o projeto  quando se  aproxima  do encerramento. (obs  custo na iniciação  é baixo pois tem poucos membros equipe envolvidos ; tanto custo  como número de participantes aumentam quando  na execução  e diminuem quando se aproximam  do encerramento ).

  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO:

    AMPLIANDO NOSSOS ANÁLISES DO PROJETOS, TEM-SE O SEGUINTE ESQUEMA:

     

    CRITÉRIO DE ANÁLISE DE PROJETOS ---------------------  INÍCIO ------------------------- FINAL

    PREVISBILIDADE DO PROJETO -------------------------------  BAIXO ------------------------- ALTO

    RISCOS E INCERTEZAS--------------------------------------------  ALTO ---------------------------BAIXO

    CUSTOS DA MUDANÇA --------------------------------------------  BAIXO ------------------------- ALTO