O teste é parte de um amplo processo de verificação e validação (V&V). Verificação e validação não são a mesma coisa, embora sejam frequentemente confundidas.
Barry Boehm, pioneiro da engenharia de software, expressou sucintamente a diferença entre validação e verificação (BOEHM, 1979):
- "Validação: estamos construindo o produto certo?"
- "Verificação: estamos construindo o produto da maneira correta?"
Os processos de verificação e validação objetivam verificar se o software em desenvolvimento satisfaz suas especificações e oferece a funcionalidade esperada pelas pessoas que estão pagando pelo software. Esses processos de verificação iniciam-se assim que os requisitos estão disponíveis e continuam em todas as fases do processo de desenvolvimento.
O objetivo da verificação é checar se o software atende a seus requisitos funcionais e não funcionais. Validação, no entanto, é um processo mais geral. O objetivo da validação é garantir que o software atenda às expectativas do cliente.
Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 8, página 145.
Estamos contruindo o produto...
...correto ? (tem haver com o fim) - Validação
...corretamente ? (tem haver com o meio) - Verificação
Parece bobo, mas meu macete para lembrar é o tamanho das palavras:
Validação tem menos letras que Verificação, assim como Correto tem menos letras que Corretamente. Na hora da prova, o importante é marcar o "x" no lugar certo! ;)
Bons estudos!