SóProvas


ID
1732780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo ao conceito de normalização de dados.

Integridade referencial baseia-se na ligação das informações das chaves estrangeiras com as chaves primárias, ou candidatas a primárias, da tabela de referência.


Alternativas
Comentários
  • Exato.

     

    Faz referência as relações entre chaves de uma tabela em um esquema.

  • Gabarito: CERTO

     

    Isso mesmoIntegridade referencial é um conceito relacionado a chaves estrangeiras. Este conceito diz que o valor que a chave estrangeira, em uma tabela destino, deve ser chave primária de algum registro na tabela origem. Quando essa regra é desrespeitada, então temos o caso em que a integridade referencial é violada.

  • um banco de dados relacional, quando um registro aponta para o outro, dependente deste, há de se fazer regras para que o registro "pai" não possa ser excluído se ele tiver "filhos".

     

    Wikipedia

  • Se uma chave é candidata à primária, logo, posso dizer que ela pode identificar cada tupla da relação referenciada de maneira unívoca. Logo, questão CERTA.

  • Complementando:

    (CESPE/2015) Integridade referencial baseia-se na ligação das informações das chaves estrangeiras com as chaves primárias, ou candidatas a primárias, da tabela de referência. (C)

    Integridade Referencial => Restringe que a chave estrangeira de uma tabela seja inconsistente com a chave primária da tabela referenciada.

    Integridade de Entidade => Estabelece que nenhum valor de chave primária pode ser null.

    (IESES/2015) No projeto de banco de dados relacional, a integridade de entidades é uma característica que necessita ser garantida. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:

    b) A integridade de entidades estabelece que nenhum valor da chave primária pode ser null.

    _____________________

    (CESPE/2016) Em bancos de dados relacionais, chave estrangeira é aquela que permite uma ligação lógica entre duas tabelas — a chave estrangeira de uma tabela se liga logicamente à chave primária de outra tabela. (C)

    Obs.: Essas tabelas devem pertencer ao mesmo banco, e não a bancos distintos (olha a pegadinhaaaa!!!!); Além disso, é possível ter uma chave estrangeira que referencia uma chave candidata de outra tabela.

    (CESPE/2017) A chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas de bancos distintos, sendo necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos. (E)

    (CESPE/2015) Em um relacionamento de tabelas de um banco de dados relacional, a chave estrangeira serve para referenciar uma entidade dentro de outra tabela, facilitando, assim, a busca e o agrupamento dessas entidades. (C)

  • Uma crase e essa questão estaria errada...

  • CERTO

    INTEGRIDADE REFERENCIAL

    O valor que é chave estrangeira em uma tabela, deve ser chave primária na tabela de origem.

    ou

    O valor que é chave candidata em uma tabela, pode ser chave primária na tabela de origem.

    Portanto, integridade referencial é indicar algo de forma íntegra e completa. Se isso for "quebrado" NÃO há integridade.

  • Chaves Estrangeiras FK podem ser Chaves Primárias PK ou Candidatas.

  • (CESPE - 2015 - CGE-PI - Auditor Governamental - Geral) Em um relacionamento de tabelas de um banco de dados relacional, a chave estrangeira serve para referenciar uma entidade dentro de outra tabela, facilitando, assim, a busca e o agrupamento dessas entidades.

    Resolução:

    A chave estrangeira é usada para promover os relacionamentos entre as tabelas. Uma chave estrangeira faz um relacionamento com outra tabela fazendo relação a uma chave candidata. É importante ressaltar que uma chave estrangeira faz a ligação lógica entre as tabelas, portanto, o relacionamento entre tabelas não existe fisicamente.

    Gabarito: Certo

  • Essa eu aprendi agora "chaves primárias, ou candidatas a primárias, da tabela de referência"