SóProvas


ID
1732849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a modelos conceituais de bancos de dados, julgue o item seguinte.

Em um processo de modelagem de dados, a cardinalidade define o número de ocorrências de uma entidade associadas às ocorrências de outra entidade por meio de um relacionamento específico.


Alternativas
Comentários
  • Segundo Carlos Heuser - Projeto de Banco de dados

    CARDINALIDADE DE RELACIONAMENTOS
    É a quantidades de ocorrências de uma entidade podem estar associadas a uma determinada ocorrência através do relacionamento. 


    Há duas cardinalidades a considerar:
    •   A cardinalidade máxima
    •   A cardinalidade mínima


    Questão Correta

  • A cardinalidade define o número de elementos em determinado conjunto. Nela são definidos os graus de relação entre as tabelas sendo que uma das suas principais funções é manter a integridade do banco de dados. 

  • 2015

    As cardinalidades, também chamadas de relacionamento, podem ser 1:1, 1:N e N:N.

    Certa

  • Na cardinalidade é onde acontece aquela parada de 1 para 1.. 1 para N (número limitado ou não de relação de uma tabela para outra)  N para N

     

     

  • CARDINALIDADE

    É o número máximo e mínimo de ocorrências de uma entidade que estão associadas às ocorrências de outra entidade que participa do relacionamento. Ou seja, a cardinalidade é importante para ajudar a definir o relacionamento, pois ela define o número de ocorrências em um relacionamento.

     

    Obs. Tem um exemplo perfeito para entendimento nesse link? https://sites.google.com/site/uniplibancodedados1/aulas/aula-6---cardinalidade-no-relacionamento

  • Cardinalidade: quantidade de ocorrência de uma entidade associada a uma determinada ocorrência através do relacionamento. Podem ocorrer a cardinalidade máxima e a mínima.

    Resposta: Certo

  • EXISTE 5 TIPOS DE CARDINALIDADE

    (0,1) -> No mínimo nenhum e no máximo um.

    (0,N) -> No mínimo nenhum e no máximo muitos.

    (1,1) -> No mínimo um e no máximo um.

    (1,N) -> No mínimo um e no máximo muitos.

    (N, N) -> No mínimo muitos e no máximo muitos

    Tipos de relacionamentos

    1:1 um para um -> cada registro na primeira tabela pode ter somente um registro correspondente na 2a tabela, e vice versa

    1:n um para muitos -> ocorre sempre que uma tabela se relacionar com uma ou mais registros da outra tabela, sendo que esta outra tabela se relacionará com apenas 1 registro.

    n:n muitos pra muitos

    Vamos aos exemplos para clarear a mente:

    1:1 - Relação filho para pai - Filho se relaciona com um pai

    1:n - Relação do empregado com seus dependentes - Empregado pode ter um ou vários vários dependentes

    n:n - Relação médicos de uma cooperativa para pacientes - Os médicos de uma cooperativa atendem um ou vários pacientes ao dia.

  • O único termo que gerou dúvida foi o "específico", porque o restante da questão está bem tranquilo. Aí você pode acabar achando que é uma pegadinha da banca, mas para matar essa questão basta lembrar que na modelagem de dados é definido como as entidades se relacionam ( ocorrências de uma entidade na outra entidade), portanto é algo sim específico.

    Esse entendimento (ocorrências de uma entidade na outra) torna mais fácil a compreenção das chaves de relacionamento.

  • (CESPE/ME/2020) Cardinalidade refere-se ao número de ocorrências de uma entidade que está associado com a ocorrência de outra entidade. (CERTO

    (CESPE/MEC/2015) Na transformação do modelo conceitual para o lógico, a quantidade de atributos das entidades envolvidas determina o método a ser utilizado na implementação dos relacionamentos. (ERRADO)  

  • CERTO

    CARDINALIDADES:

    Representam o número de ocorrências das entidades em um relacionamento

    É o número máximo e mínimo de ocorrências de uma entidade que estão associadas às ocorrências de outra entidade que participa do relacionamento.

    __________

    (CESPE) Cardinalidade refere-se ao número de ocorrências de uma entidade que está associado com a ocorrência de outra entidade(CERTO)

    __________

    (CESPE) As cardinalidadestambém chamadas de relacionamento, podem ser: 1:1, 1:N e N:N (CERTO)

    __________

    (CESPE) Em um processo de modelagem de dados, a cardinalidade define o número de ocorrências de uma entidade associadas às ocorrências de outra entidade por meio de um relacionamento específico. (CERTO)

    __________

    (CESPE) Em um diagrama entidade-relacionamento, a cardinalidade representa o número de ocorrências das entidades em um dado relacionamento(CERTO)

    __________

    (CESPE) A cardinalidade, por meio do relacionamento, define o número de ocorrências de entidades associadas a ocorrência de outra entidade(CERTO)

    __________

    (CESPE) Cardinalidades expressam o número de relacionamentos dos quais uma entidade participa. (ERRADO)

    ·        Cardinalidades = número de ocorrências/instâncias