-
traduzindo..
No cálculo do DIMINUIÇÃO, todos os componentes de um item de ativo de infraestrutura devem ser agrupados. GAB ERRADO
-
NBC TSP 17 - ATIVO IMOBILIZADO:
Ativos de infraestrutura se encaixam na definição de
ativos imobilizados e devem ser contabilizados conforme esta Norma.
61. Um componente significativo de um item do ativo imobilizado pode ter a vida útil
e o método de depreciação que sejam os mesmos que a vida útil e o método de
depreciação de outro componente significativo do mesmo item. Esses
componentes
podem ser agrupados no cálculo da despesa de depreciação.
-
Ativos de Infraestrutura
Em relação à depreciação dos ativos de infraestrutura, recomenda-se que cada componente de um item com
custo significativo em relação ao custo total do item seja depreciado separadamente. Por exemplo, pode ser necessário
que se deprecie separadamente a pavimentação, estruturas, meios-fios e canais, calçadas, pontes e iluminação
de um sistema de rodovias. Deve-se analisar ainda se um componente considerado significativo tem a vida útil e
o método de depreciação que sejam os mesmos de outros componentes significativos do mesmo item, pois nesse
caso, esses componentes podem ser agrupados no cálculo da depreciação.
Fonte: MCASP, 6ª edição, p. 144.
-
Em relação à depreciação dos ativos de infraestrutura, recomenda-se que cada componente de um item com custo significativo em relação ao custo total do item seja depreciado separadamente. Por exemplo, pode ser necessário que se deprecie separadamente a pavimentação, estruturas, meios-fios e canais, calçadas, pontes e iluminação de um sistema de rodovias. Deve-se analisar ainda se um componente considerado significativo tem a vida útil e o método de depreciação que sejam os mesmos de outros componentes significativos do mesmo item, pois nesse caso, esses componentes podem ser agrupados no cálculo da depreciação.
Fonte: MCASP 8a edição, pg. 171
-
GABA: ERRADO
Não necessariamente esses itens serão agrupados para o cálculo da depreciação, dependerá da similaridade entre os componentes dos ativos em questão.
Vejamos como o CPC 27 ensina:
45. Um componente significativo de um item do ativo imobilizado pode ter a vida útil e o método de depreciação que sejam os mesmos que a vida útil e o método de depreciação de outro componente significativo do mesmo item. Esses componentes podem ser agrupados no cálculo da despesa de depreciação.
46. Conforme a entidade deprecia separadamente alguns componentes de um item do ativo imobilizado, também deprecia separadamente o remanescente do item. Esse remanescente consiste em componentes de um item que não são individualmente significativos. Se a entidade possui expectativas diferentes para essas partes, técnicas de aproximação podem ser necessárias para depreciar o remanescente de forma que represente fidedignamente o padrão de consumo e/ou a vida útil desses componentes.
47. A entidade pode escolher depreciar separadamente os componentes de um item que não tenham custo significativo em relação ao custo total do item.
-
Gabarito: Errado.
No cálculo da depreciação, todos os componentes de um item de ativo de infraestrutura devem ser depreciados separadamente.
-
Gabarito errado.
Não necessariamente esses itens serão agrupados para o cálculo da depreciação, depende muito de cada classe de ativo, em alguns casos, por possuírem a mesma vida útil, o mesmo método de depreciação, esses componentes podem ser agrupados. Entretanto, há alguns ativos que possuem métodos de depreciação diferentes.