SóProvas


ID
1757704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

        Leandro, de onze anos de idade, cursa o 5º ano do ensino fundamental, mas, desde os oito anos de idade, apresenta dificuldades significativas no desenvolvimento das habilidades de leitura. A mãe relatou que Leandro apresenta dificuldades na fala e na linguagem desde que tinha três anos de idade, que sempre foi um menino ansioso, com dificuldades em acatar regras e limites, que fez uso de fralda até os seis anos de idade e que apresenta episódios atuais, esporádicos, de enurese noturna.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ESPECÍFICO DE LEITURA???oi??? CESPE!! e o fator emocional??

  • RESPOSTA: "A"

    Vejamos:

     a)  Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, tendo em vista que a capacidade de compreensão de leitura e a leitura oral encontram-se comprometidas. Nesses casos, ainda podem ocorrer dificuldades de soletração. Mesmo com pequenos progressos na leitura, Leandro poderá apresentar as dificuldades descritas até a adolescência.

     CID 10  F 80 TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DO DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM

    Transtornos nos quais as modalidades normais de aquisição da linguagem estão comprometidos desde os primeiros estádios do desenvolvimento. Atraso de linguagem é, muitas vezes, seguido por dificuldades de leitura e do soletrar, anormalidades em relacionamentos interpessoais e transtornos emocionais e de comportamento. 

     b)Leandro  NÃO apresenta um transtorno misto de habilidades escolares, tendo em vista a presença das dificuldades no campo emocional e de leitura.

    Leandro apresenta  dificuldades significativas no desenvolvimento das habilidades de leitura e dificuldades na fala e na linguagem e por existir predomínio de uma determinada dificuldade  não é possível que Leandro seja diagnósticado com transtorno misto. 

     c) Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, sendo que as dificuldades no campo da leitura  NÃO são secundárias a transtornos emocionais.

    No caso acima, não é possível afirmar que as dificuldades no campo da leitura são secundárias  a transtornos emocionais  e  as diretrizes diagnósticas segundo a CID 10 F 81.0  excluem dificuldades adquiridas de leitura secundárias a perturbação emocional

     d) O caso de Leandro atende aos critérios de dislexia, com características claras de alexia.

    As diretrizes diagnósticas segundo a CID 10 F 81.0  excluem também alexia e dislexia adquiridas

    (Dislexia Adquirida, também conhecida como alexia, é quando a dislexia , um distúrbio de leitura que provoca dificuldade ou incapacidade de ler devido à percepção alterada de letras e palavras, é causada por uma lesão cerebral, como uma lesão ou um acidente vascular cerebral – AVC,  e ocorre após a pessoa ter aprendido a ler.)

     e) O quadro clínico de Leandro NÃO é típico de transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares, especialmente pela incapacidade de aprendizagem e aquisição de conhecimentos.

    Leandro não se enquadra no F 81.9 transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares, não específico, pois o relato acima não aponta incapacidade de aquisição de conhecimentos; incapacidade de aprendizagem e nem transtorno de aprendizagem. 

    CID 10

     http://psicoativo.com/2016/01/alexia-dislexia-adquirida-dislexia-de-desenvolvimento.html

  • pegadinha, pois a questão tenta atrapalhar o candidato colocando outras questões na história, mas quer saber somente sobre a problemática enunciada: o transtorno específico de leitura.