-
Letra (a)
a) Certo. Considerando a afirmação de Mintzberg que diz que “(...) um número limitado dessas configurações explica a maioria das tendências que levam as organizações eficazes a estruturarem-se por si mesmas”, acredita-se que dessas características, todas as tendências que venham a surgir, possam ser desenhadas a partir dessas cinco configurações clássicas: Estrutura Simples, Burocracia Mecanizada, Burocracia Profissional, Forma Divisionalizada e Adhocracia.
b) Delegação é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
c) A estrutura matricial compromete os princípios clássicos da unidade de
comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.
d) Mintzberg (2001) identifica seis mecanismos de coordenação, a saber: ajuste mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização de outputs, padronização das habilidades e padronização de normas. De forma semelhante, seis partes-chave são identificadas em uma organização, quais sejam: ápice estratégico, tecnoestrutura, linha intermediária, assessoria de apoio, essência operacional e ideologia.
-
e) a Adhocracia não é a negação da estrutura. Segundo Rennó 2015, na adhocracia não existe estrutura fixa. O que existe são diversos profissionais altamente qualificados, agrupados de acordo com uma necessidade específica (por isso ad hoc), portanto existe uma estrutura por projetos.
-
Tiago, a estrutura matricial nega a unidade de comando.
Caderno Rafael Barbosa
-
As enumerações feitas na letra "D" (já explicada pelo Tiago) são as cinco partes básicas da organização :
Cúpula Estratégica - são os administradores do topo hierárquico, responsáveis por supervisionar todo o trabalho na organização.
Tecnoestrutura - são analistas que executam tarefas administrativas, como o planejamento e controle do trabalho dos outros.
Assessoria de apoio ou Staff de Suporte - são os profissionais que prestam serviços indiretos para a organização, como entregas de malotes, alimentação, relações-públicas etc.
Linha Intermediária - são os gerentes, que fazem a ligação entre a Cúpula Estratégica e o Núcleo Operacional.
Núcleo Operacional - é composto pelos funcionários que executam o trabalho de produzir os produtos e prestar os serviços.
(Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó, 6ª tiragem, 2013, pg.110.)
-
c) No caso da departamentalização matricial, o princípio da unidade de comando não é observado, pois os empregados normalmente possuem dois gerentes ou supervisores(um funcional e um de projetos)
-
O erro da Letra D é que Os mecanismos de coordenação Eficazes são:
Ajustamento Mútuo
Supervisão Direta
Padronização das Saídas
Padronização dos Processos
Padronização das Habilidades
Normas regras e doutrinação.
O que foi mencionado na letra D, cúpula estratégica, tecnoestrutura, assessoria de apoio, linha intermediária e núcleo operacional, são, segundo Mintzberg, Partes básicas que existem em todas as Organizações.
-
Sinceramente, me deu preguiça de concluir esta questão! Pelo amor de Deus!
-
Questão enjoeira mesmo, pq tem que saber pelo menos uns 10 conceitos diferentes e tentar não misturá-los.
Sabendo separar as 5 Configurações das 5 Partes Básicas já ajuda.
-
Rapaz, quem respondeu ( aprendeu e gravou) a questão Q106633 Inmetro / 2010 se deu bem. :
Com base nos modelos de gestão estratégica, relacionados às maneiras de organizar uma empresa e suas atividades e, consequentemente, à configuração das organizações, assinale a opção correta.
a) Em ambientes organizacionais previsíveis e rígidos, a adhocracia proposta por Henry Mintzberg consiste em um modelo de gestão adequado.
b) Entre as microdimensões que compõem uma organização, incluem-se a tecnoestrutura, o núcleo operacional e o pessoal de apoio.
c) De acordo com Henry Mintzberg, as organizações empreendedora, maquinal, profissional, diversificada, inovadora, política e missionária apresentam configurações apoiadas em modelos de gestão.
d) O modelo denominado organizações de aprendizagem, difundido por Peter Senge, por meio de quatro critérios, consiste em um parâmetro confiável para o acompanhamento do ritmo de acumulação de conhecimento imposto pela globalização.
e) Modelos de gestão estratégica contribuem para a construção de uma postura forte e, por conseguinte, inflexível, e colaboram para o alcance das metas pelas organizações.
-
Muito boa a questão!
Complementando: Na descentralização, a autoridade de tomar decisões (ou poder de decisão) é DESLOCADA para os níveis mais baixos da administração. Assim, ela apresenta um caráter mais formal em relação à delegação e é ligada ao cargo, não à pessoa.
-
http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/modelo-de-estruturas-organizacionais.html
-
Resumo sobre Henry Mintzberg:
segundo ele ,as organizações podem assumir 05 configurações :
estruturas simples, burocracia mecanizada, burocracia profissional, forma divisionalizada e adhocracia.
Segundo ele, as organizações possuem as seguintes partes básicas:
cupula estratégica , tecnoestrutura, assessoria de apoio , linha intermediária,núcleo operacional.
segundo ele, os Mecanismos de coordenação eficazes são :
ajustamento mutuo, supervisão direta, padronização das saídas, padronização dos processos, padronização das habilidades , normas regras e padronizações .
-
B - ERRADO - A DESCENTRALIZAÇÃO OCORRE QUANDO AS DECISÕES SÃO DISTRIBUIDAS PELOS NÍVEIS INFERIORES. OU SEJA, NÃO SE TRATA DE AUTORIDADE E SIM DE DECISÃO. QUANTO À DELEGAÇÃO, É QUANDO SE TRATA DE TRANFERÊNCIA DE AUTORIDADE.
C - ERRADO - NA ESTRUTURA MATRICIAL HÁ QUEBRA DO PRIONCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO, OU SEJA, POR GERAR MULTIPLAS DECISÕES, ELA ACABA VIOLANDO O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO.
D - ERRADO - OS MECANISMOS DE COORDENAÇÃO SÃO:
AJUSTE MÚTUO: Coordenação do trabalho pelo simples processo da comunicação informal.
SUPERVISÃO DIRETA: Baseia-se na determinação e reconhecimento de uma autoridade.
PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS: Definição das sequencias e métodos sobre condições ideais.
PADRONIZAÇÃO DOS RESULTADOS: Especificação das saídas, como exemplo, as dimensões do produto.
PADRONIZAÇÃO DAS HABILIDADES DO TRABALHADORES: Especificação do tipo de treinamento necessário para execução do trabalho. Habilidades necessárias aos executantes do processo.
E - ERRADO - A ADHOCRACIA ESTÁ RELACIONADA A UMA ESTRUTURA ORGÂNICA, OU SEJA: A ESTRUTURA POSSUI EQUIPES DE TRABALHO AUTÔNOMAS, TEMPORÁRIAS, E MULTIDISCIPLINARES E, ALÉM DISSO, É ADAPTATIVA. TRATA-SE DE UMA ESTRUTURA MAIS SIMPLES E MODERNA. ESTA ESTRUTURA ORGÂNICA QUEBRA A INTERNALIZAÇÃO DAS NORMAS.
GABARITO ''A''
-
-
Vcs tão reclando... pqp
é chato? é!
tem que decorar? tem!
D'us toque o coração dos examidaores pra eles fazerem mais questões assim pois é mt melhor que aquelas questões subjetivas ou com redação pra lá de duvidosa
-
Esta foi fácil, mas eu prefiro questões subjetivas. Melhor do que ficar memorizando dezenas de mnemônicos.
-
Credo creuza
-
Existe uma sexta a ser considerada: Missionária
-
Ficar atento para não confundir:
- Partes de uma organização (nível estratégico, intermediário, operacional, tecnoestrutura, assessoria)
- Mecanismos de controle (supervisão direta, padronização dos processos, padronização das habilidades, padronização dos resultados, supervisão mútua)
- Tipos de estruturas mais comuns (Simples, burocracia macanizada, burocracia profissional, estrutura divisionalizada, adhocracia)
Todos esses conceitos na visão de Mintzberg.
-
noções de administração.
-
Visto que dentre as características da Burocracia está o "formalismo" (ligado a formulários); e por esse e outros motivos também podemos chamá-la de "Administração formal moderna", a alternativa correta acaba ficando em evidência, vejamos:
A) As cinco configurações estruturais que as organizações podem assumir, segundo Henry Mintzberg, são: estrutura simples, burocracia mecanizada, burocracia profissional, forma divisionalizada e adhocracia.
Bons estudos!
-
Mintzberg propôs modelos concretos de organização:
Estrutura simples: O mecanismo de coordenação é a supervisão direta;
Burocracia mecanizada: O mecanismo é a padronização de processos;
Burocracia Profissional: O mecanismo é a padronização das habilidades;
Modelo Divisional: A coordenação é realizada por resultados;
Adhocracia: A coordenação ocorre por ajuste mútuo.
FONTE: Professor Marcelo Machado
-
Ou o QC está com a classificação dos assuntos muito ruim ou realmente o CESPE não costuma cobrar muito esse assunto (Mintzberg). Só achei duas questões sobre isso: Q558550 e Q589615 usando o filtro
Administração Geral> Organizações, Sistemas e Métodos ,Estruturas de Mintzberg
-
Letras A, D, E: Henry Mintzberg
A/E: Cinco configurações estruturais que as organizações podem assumir:
Estrutura simples:organização empreendedora, pouco controle e formalização, cúpula estratégica pequena + núcleo operacional;
Burocracia mecanizada: grande padronização dos processos de trabalho, burocracia weberiana;
Burocracia profissional: padronização de habilidades, e não dos processos de trabalho;
Forma divisionalizada: conglomerado de empresas;
Adhocracia: nessecidades específicas, estrutura por projetos, é "foda": flexíveis, orgânica, dinâmicas e adaptativa. (E: nessa configuração não aparece a tecnoestrutura tampouco o staff de suporte, e o núcleo operacional funde-se com a linha intermediária)
----------------------------
D: Alternativa misturou dois conceitos:
1) Mecanismos de coordenação das organizações eficazes
Supervisão direta: baseia-se na determinação e reconhecimento de uma autoridade.
Padronização dos processos de trabalho: definição das sequências e métodos sobre condições ideias;
Padronização das habilidades: especificação do tipo de treinamento p/ execução do trabalho, habilidades necessárias aos executantes.
Padronização dos resultados: especificação das saídas, como por exemplo, as dimensões do produto.
Supervisão mútua: coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal, o grupo define.
2) Partes de uma organização
Cúpula estratégica: administradores do topo hierárquico
Linha intermediária: gerentes, fazem a ligação entre a cúpula e o núcleo
Núcleo operacional: funcionários da produção do produto ou serviço.
Tecnoestrutura: analistas, tarefas administrativas.
Assessoria/Staff: serviços indiretos para a organização, ex.: alimentação, malotes.
-------------
Fonte: livro Rennó e https://quizlet.com/9902180/mintzberg-cinco-os-mecanismos-de-coordenacao-flash-cards/
-
Aqui é ver como questões de português. Esquece o texto e prove
qual frase está correta. Simples assim.
-
noções de administração... Humrrum..
Gab. A
-
NOSSA, PENSEI QUE FOSSEM SETE MODELOS: ALÉM DESSES, ESTRUTURA MISSIONÁRIA E POLÍTICA!
-
GAB: A
B) ERRADO. Conceito de delegação. A descentralização ocorre quando a autoridade para tomar decisões está dispersa pela empresa, através dos seus diversos setores.
C) ERRADO. A estrutura matricial possui a autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Não há unidade de comando na estrutura matricial!
D) ERRADO. Segundo Henry Mintzberg, os mecanismos de coordenação são: ajuste mútuo, supervisão direta e padronização. A questão traz as partes da organização.
E) ERRADO. Não é uma negação da estrutura, mas sim uma estrutura flexível e mutável.
FONTE: MINTZBERG, H. Criando Organizações Eficazes. São Paulo: Atlas, 2011.
-
Quanto à letra E:
Há muito anos, conversei com um porteiro de um hotel em NY (há muitos anos mesmo). Ele disse que, certa vez, montou uma organização em que não havia sistema de autoridade definido (não disse com essas palavras - mas foi o que ele explicou). Todos trabalhavam e desempenhavam as suas funções de forma a cooperar para que a empresa prosperasse. No início, tudo caminhava bem. Mais para frente, o negócio entrou numa espiral da morte e foi para o saco. Ou seja, bastou faltar um dos componentes da estrutura organizacional (que como sabemos são: sistema de autoridade, sistema de responsabilidade e sistema de comunicações) que a ideia foi para o brejo. Imagina se negarmos a estrutura como um todo?
-
As configurações estruturais que as organizações podem assumir, segundo Henry Mintzberg, são:
1 - Estrutura Simples ou Empreendedora;
2 - Burocracia Mecanizada ou Organização Máquina ;
3 - Burocracia Profissional;
4 - Forma Divisionalizada ou Organização Diversificada ;
5 - Adhocracia;
6 - Missionária e
7 - Política.
Segundo Henry Mintzberg, os componentes são denominados :
1 - Cúpula estratégica;
2 - Tecnoestrutura;
3 - Assessoria de apoio;
4 - Linha intermediária e
5 - Núcleo operacional.
Segundo Henry Mintzberg, os mecanismos de coordenação são:
1- Ajustamento mútuo;
2 - Supervisão direta;
3 - Padronização dos processos de trabalho;
4 - Padronização dos resultados e
5 - Padronização das habilidades dos trabalhadores.
-
Quando se fala de organização moderna, logo me vem na cabeça burocracia, leis.
Então é só marcar e correr pro abraço. kkkk
Assistam video aula, façam revisões explicando o assunto pra vocês e claro resolvam bastante questões do qconcursos.