O DHCP ou (Dynamic Host Control Protocol), é um protocolo que funciona na camada de aplicação do modelo TCP/IP, utilizando as portas 67 (servidor) e 68 (Clientes) e protocolo de transporte UDP. Serve para atribuir endereços aos dispositivos que se conectam às redes sem que seja necessário configurá-los manualmente.
Por que no DHCP existe a opção de atribuição manual se o principal propósito dele é fazer essa atribuição automaticamente?
A atribuição é manual para o SERVIDOR e não para o cliente. Os Clientes continuarão recebendo endereços automaticamente numa rede que tenha DHCP. Mas como ela é feita manualmente?
Na atribuição manual, é configurado manualmente no servidor para que determinado endereço de camada 2 (MAC, por exemplo) só receba determinado endereço IP. Ex.: Cliente se conecta pela primeira vez a uma rede. O Administrador do sistema faz a associação do MAC do cliente a determinado endereço IP. Toda vez que o cliente se conectar novamente nessa rede receberá automaticamente o mesmo IP. Por isso que é chamado de atribuição manual, ela é configurada manualmente no servidor, mas os clientes continuam recebendo automaticamente o MESMO endereço como cadastrado no sistema pelo administrador no Servidor DHCP.
A configuração automática - Não existe vínculo entre MAC/IP. Um host se conecta a rede e obtém um endereço automático aleatório fornecido pelo servidor DHCP. Esse endereço fica disponível até o fim do uso da rede.
Outro tipo de alocação de endereço pelo servidor DHCP se chama a Alocação Dinâmica. Como funciona?
Na alocação dinâmica, o servidor DHCP empresta (leasing) um endereço a um dispositivo por determinado tempo. Após o tempo expirar, o cliente então requisita outro endereço, que pode ser o mesmo ou diferente do que estava sendo usado anteriormente, a depender o Servidor DHCP.
Erros que observei na questão:
B) transmite por broadcast um DHCP Discovery
C) O lease time controla o tempo que uma máquina pode usar determinado IP
D) https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc771390.aspx
E) Caso deseje se manter com o endereço IP atual, a máquina deve atualizar seu lease time
Gabarito A
DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !